Vendas de setembro ficaram abaixo da expectativa

Pesquisa da Fecomércio mostra variação negativa de 3,64%, na comparação com agosto de 2012

O número de empresas do comércio que teve vendas melhores em setembro na comparação com o mês anterior ficou abaixo do estimado. A pesquisa de Sondagem Conjuntural, realizada pela Fecomércio Amazonas, mostra que na análise da série histórica, com exceção dos bens não duráveis, todos os outros ramos de atividade apresentaram variação negativa na comparação com o último mês.

As vendas brutas do comércio varejista de Manaus apresentaram variação negativa na comparação com agosto de 2012, com queda de 3,64%, em parte, devido a queda de 8,07% no índice do comércio automotivo. Na comparação com setembro do ano passado o índice geral foi negativo em 1,27%, com destaque para o comércio de bens duráveis, que apresentou queda de 10,63%.

O índice do faturamento bruto do mês de setembro apresentou variação negativa de 2,37%, quando comparado a agosto de 2012, em parte por conta do comércio automotivo, que caiu 6,89%. Na comparação com setembro de 2011, a variação geral foi positiva, com percentual de 0,77%.

O nível de estoque apresentou variação negativa na comparação com agosto deste ano, com índice de 0,71%. No entanto, na comparação com setembro do ano passado a variação foi positiva, com aumento de 16,15%. O importante nesse indicador é a Empresa estar preparada para atender todos os clientes, sem imobilizar demais o seu capital, mas, ao mesmo tempo, ter estoques que possam garantir as vendas e repor os produtos para o consumo do dia-a-dia.

Quanto as compras no comércio varejista de Manaus foram realizadas com pagamento a vista, 28,3% por meio de cartão de crédito e 16,0% por outras formas de pagamento (convênio, cheque pré-datado, vendas a prestação e empenho). Na análise em relação aos grupos de atividade, com exceção do comércio automotivo, em todos os outros prevalece o pagamento a vista.

Na análise geral, observou-se que tanto os empregos quanto a folha de pagamento continuam em patamares positivos na comparação com os últimos meses. Já o índice de estoque apesar de ter apresentado queda na comparação com o último mês, teve aumento de 16,15% na comparação com setembro de 2012.