TESC apresentará espetáculo sobre política em bairros de Manaus

O Teatro Experimental do Sesc (TESC) inicia, a partir deste mês, as apresentações do espetáculo “O Fiscal Federal”, uma comédia política. A temporada inicia nesta sexta-feira (5), com uma apresentação no Teatro Oficina Cleonice Alves, no Sesc Centro, às 20h, com entrada gratuita. A partir do dia 12 de julho, o grupo passará a apresentar o espetáculo em bairros de Manaus. “O Fiscal Federal” é uma adaptação do clássico “O Inspetor Geral”, de Nicolai Gogol, e foi traduzido e adaptado pelo escritor Márcio Souza.

No espetáculo, Quati é a aprazível sede do município de Quati, no Rio Solimões, Amazonas, que é governada por um prefeito que prima pela educação, cultura e honestidade. Sua esposa, Sargento Filomena, é a delegada da cidade cuidando da ordem pública com pulso e desvelo. Lulu da Mandioca, homem de confiança do prefeito, é responsável pela Secretaria da Fazenda, dando exemplos diários de uma administração tão transparente que o erário fica invisível em cada exercício. Completando o núcleo de poder há a ilibada Dra. Maria Bragança, meritíssima juíza da comarca, que vive o dilema moral de julgar processos em que nem mesmo Salomão saberia como proceder. Quebrando a tranquilidade deste burgo ribeirinho, chega a notícia de que um fiscal do Tribunal de Contas da União virá investigar denúncias de corrupção neste paraíso amazônico. O que acontece a seguir é uma hilariante comédia política.

A temporada do espetáculo segue até setembro. As apresentações nos bairros também terão acesso gratuito, e serão promovidas com o apoio da Associação de Teatro da Periferia de Manaus e do teatrólogo Iran Lamego. O TESC é um projeto do Sesc Amazonas e foi fundado em 1968.

Outros espetáculos

A partir de outubro deste ano, o TESC retoma a montagem da peça "Isabel do Brasil", que irá se apresentar no dia 21 de novembro, na cidade de Nantes, na França. No mesmo mês seguirá para a cidade de Paris, sob o patrocínio da Universidade da Sorbonne. Com duração de oito horas, o TESC ministrará oficina para os alunos de teatro da Sorbonne 3. A seguir o grupo vai para Roma, onde manterá contato com grupos teatrais da capital italiana e, logo depois, visita Portugal, onde apresenta “O Fiscal Federal”, em Lisboa, e Isabel do Brasil na cidade de Sernache do Bom Jardim.