O projeto Sonora Brasil, do Sesc, traz a Manaus e ao município de Presidente Figueiredo, o grupo Raízes do Bolão, do Amapá. As apresentações terão entrada gratuita e ocorrem nesta quarta-feira (3), em Presidente Figueiredo, e na quinta-feira (4), em Manaus, ambas às 20h. Esta é a 16ª edição do Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais. A apresentação do grupo do Amapá faz parte da segunda etapa do projeto nesta edição.
Em Presidente Figueiredo, o grupo se apresenta na unidade do Sesc, na avenida Joaquim Cardoso, bairro José Dutra. Em Manaus, a apresentação será no Café Teatro, na avenida Sete de Setembro, Centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (92) 2126-9587.
O grupo Raízes do Bolão vive no quilombo do Curiaú, área rural da cidade de Macapá, onde mantém a tradição de cantar os ladrões (cânticos) que falam de situações diversas do cotidiano e de temas religiosos.
Durante as apresentações, o grupo utiliza os tambores de marabaixo fabricados pelo Mestre Pedro, e também apresenta os batuques (bandaias) tocados em tambores cavados em tronco de árvore e em pandeirões que remetem a influências da cultura moura. Integram o grupo os tocadores e cantadeiras Mestre Pedro, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Davina dos Santos, Carmem Andreia e Siula da Fonseca.