Sistema Comércio AM lança campanha institucional 'Seja Inspiração'

Sistema Comércio AM lança campanha institucional “Seja Inspiração”

O primeiro episódio da série “Seja Inspiração”, campanha institucional do Sistema Comércio, tem como protagonista Maria Estela Cavalcante Gil, de 83 anos, que recebeu o título de Senhora Alegria. Há 22 anos, Dona Estela faz parte do Sesc Amazonas através das atividades desenvolvidas pelo programa Trabalho Social com Idosos (TSI).

“A minha vida mudou quando conheci o Trabalho Social com Idosos do Sesc. Sou muito agradecida pelo que passo nos grupos e pelo que aprendo. Hoje eu tenho outros conhecimentos, outras amizades. Me formei como contadora de histórias pelo Sesc e participo da Feira do Livro há 14 anos”, conta dona Estela.

Dona Estela é graduada em administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e dedicou mais de 30 anos ao serviço público, após ingressar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Antes de ser aprovada no concurso, trabalhou no comércio amazonense, foi bancária e até professora do Ensino Médio na Rede Pública Estadual.

Ela conta que foi agraciada com a homenagem “Diva do Amazonas”, em solenidade realizada no Palácio Rio Negro em 2011, quando fazia parte da diretoria do Conselho da Mulher Executiva, onde atuou por 8 anos.

Mesmo aposentada, Dona Estela nunca ficou parada. “Eu faço costura, bordados, bjouteria. Depois que encontrei antigas colegas de trabalho, a Rita e a Sara, fiquei sabendo do trabalho do Sesc e nunca mais deixei o grupo de idosos. Lá eu participo de várias atividades como gincana, dança, teatro e dinâmicas em grupo que trabalham memorização, raciocínio lógico e atividade física. Me faz muito bem”, explica.

Por sua vontade de viver e pela diferença que faz por onde passa, Dona Estela é inspiração. “Ela é sempre alegre, participativa, disposta a ajudar. Tem um coração enorme. É super dedicada à família e aos amigos. Seus colegas se inspiram no seu protagonismo e passam a ser mais participativos dentro do grupo”, explica Sônia Isolino, coordenadora do Trabalho Social com Idosos do Sesc AM.

“Acordar, enxergar, ouvir, respirar, é uma dádiva! A vida é bela, mas exige que sejamos fortes. É preciso ter determinação pra tudo e eu aprendi isso desde muito cedo”, conta Dona Estela, mãe de 3 filhos e avó de 7 netos e 4 bisnetos.

Homenagem

O vídeo produzido pelo Sesc AM será divulgado nas plataformas digitais da Fecomércio (@fecomercioam), do Senac (@senac_amazonas) e do Sesc Amazonas (@sescamazonas), nesta sexta-feira (11/03) às 12h. Esse é o primeiro episódio de uma série de vídeos que irá narrar o protagonismo de amazonenses que fazem a diferença no Sistema Comércio, formado pela Fecomércio, Sesc e Senac Amazonas.

"Ao assumir a responsabilidade de gerir essas entidades sociais e defender os interesses do segmento Comercial, a Fecomércio AM, Sesc e Senac, contribuem com o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Nossa atuação transforma pessoas, vidas, comunidades, muda histórias e é isso que queremos mostrar na campanha ‘Seja Inspiração’”, explica o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.