Sistema CNC-Sesc-Senac e Huawei assinam acordo de cooperação técnica durante reunião de Diretoria da CNC

Sistema CNC-Sesc-Senac e Huawei assinam acordo de cooperação técnica durante reunião de Diretoria da CNC

Na 7ª reunião de Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em 2024, realizada nesta quarta-feira (14), na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ), o Sistema CNC-Sesc-Senac e a Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda. oficializaram um Acordo de Cooperação Técnica. O acordo tem o objetivo de unir esforços para promover a educação e a inovação por meio de cursos e ações educacionais, capacitando e qualificando alunos e trabalhadores para o mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Em outro momento da reunião, os diretores receberam o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que saudou os presentes pelo trabalho realizado pelo Sistema Comércio.

A parceria com a Huawei, assinada pelo presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, visa preparar profissionais para o mercado de trabalho em TIC e também contribuir para a inclusão social e melhoria da empregabilidade, aproveitando a transversalidade das iniciativas. “Esperamos que este convênio seja duradouro e sele a amizade entre os nossos povos. A China, com sua rica história de contribuições para a humanidade, continua a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento global, especialmente na área de tecnologia. Com este acordo, reforçamos os laços entre Brasil e China e trabalhamos juntos para o avanço tecnológico”, afirmou Tadros, após a assinatura.

Gao Kexin, CEO da Huawei Brasil, destacou a importância da multinacional no setor de telecomunicações e sua ampla influência em diversos aspectos tecnológicos globais. “Estamos honrados em firmar esta parceria com a CNC, Sesc e Senac. A Huawei não apenas lidera a produção de novas tecnologias, mas também se dedica à formação de talentos para o campo da TIC. Acreditamos que investir em jovens mentes é fundamental para promover a transformação digital no Brasil”, enfatizou.

Foco na revolução digital

Gao ressaltou que, até 2025, o mercado brasileiro exigirá cerca de 750 mil profissionais capacitados em tecnologia para atender à demanda de uma economia cada vez mais inteligente e sustentável. Ele destacou o programa ICT Academy da Huawei, iniciado há cinco anos, que já treinou mais de 50 mil pessoas no Brasil, posicionando o país como o líder em número de alunos formados fora da China. “A parceria com o Senac e o Sesc é um passo decisivo para acelerar a revolução digital no Brasil. Juntos, podemos construir um futuro digital mais inclusivo e competitivo”, disse o executivo.

Reconhecimento e homenagens


Durante a reunião com os representantes das Federações, integrantes que compõem o corpo diretivo do Sistema Comércio, Tadros também compartilhou a intensa agenda do mês de julho em Goiás, onde foi recebido pelo governador Ronaldo Caiado e homenageado pela Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal de Goiânia.

Tadros recebeu o título de Cidadão Goianiense e a Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta condecoração do Estado de Goiás, em reconhecimento às suas contribuições para o crescimento e desenvolvimento local. Também foi homenageado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e recebeu o título de Cidadão Vilaboense, concedido pela Câmara Municipal de Goiás.

Além disso, Tadros destacou a inauguração do restaurante-escola do Senac na Assembleia Legislativa de Goiás e a nova sede integrada do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-GO. Ele também mencionou a homenagem que recebeu do Tribunal Superior do Trabalho (TST), no dia 8 de agosto, quando foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2024.

Prêmio GPTW e outros destaques


Outro ponto destacado por Tadros foi o reconhecimento da CNC pela consultoria Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro pelo terceiro ano consecutivo. Os Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac também figuraram entre as 50 melhores empresas, reforçando o compromisso do Sistema CNC-Sesc-Senac com a valorização de pessoas.

A reunião incluiu ainda apresentações sobre iniciativas como o Hotel Sesc Manacapuru, no Amazonas, e a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024), além de discussões sobre as campanhas publicitárias da CNC indicadas a prêmios internacionais e o Integra Comunicação, que reuniu 210 profissionais de Comunicação no Rio de Janeiro para promover a integração entre as entidades do Sistema.