Sesc promove oficinas gratuitas com o tema “Palhaço: jogo, leveza e identidade”

Sesc promove oficinas gratuitas com o tema “Palhaço: jogo, leveza e identidade”
Com o tema “Palhaço: jogo, leveza e identidade”, o Sesc promove duas oficinas gratuitas para profissionais e estudantes de artes cênicas. As oficinas irão ocorrer nos dias 23 e 25 de março, das 13h às 17h, no Sesc Centro de Atividades, localizado na Rua Henrique Martins, 427. Para participar o interessado deve fazer a inscrição no Sesc Centro até a próxima quarta-feira (23), na Seção de Cultura.

As oficinas têm o intuito de difundir alguns princípios básicos da arte do palhaço, como a presença, o estado de espera ativo, o encontro e a condução do olhar do expectador. Cada aluno poderá experimentar estes princípios consigo mesmo, evidenciando seu ridículo individual e seu estado generoso de fragilidade. Descobrir a bobeira e revelar um novo olhar sobre si mesmo e novas possibilidades de ser, estar e agir também serão abordados nas oficinas, além da presença dramaturga, o improviso na lógica do palhaço, entre outros.

A programação faz parte do projeto Sesc Arte de Rua e será comandada pelo ator Marcos Camelo, da Escola Estadual de Teatro Martins Penna. Camelo desenvolve uma pesquisa a respeito dos princípios de atuação na linguagem do palhaço nas mais variadas fontes: circo tradicional, contemporâneo, dramaturgia e tempo cômico, saberes que cruzam para construção de um trabalho autoral e autônomo.

O caminho profissional de Marcos Camelo compõe uma cartografia digna de um circo
que habita o imaginário coletivo. Teve participação em  importantes grupos e companhias nacionais como Doutores da Alegria, Os Fabulosos e o Grupo Roda Gigante. Inserindo ainda o palhaço nas mais diferentes possibilidades de atuação: hospitais, ruas, programas de TV, praças, festivais e palcos do Brasil, tendo pequenas experiências pela América do Sul.

Sesc Arte de Rua

O Sesc Arte de Rua tem o objetivo de valorizar as apresentações artísticas de rua, possibilitando a discussão entre público e artistas em torno da apreciação de espetáculos, intervenções, entre outras atividades artísticas urbanas.

Informações
(92) 3649-3750