Em celebração ao Dia Internacional do Teatro e do Circo, o SESC Amazonas, irá promover a 1ª Mostra de Teatro do Sesc, com exposições, exibição de filmes, palestras e apresentações teatrais. A primeira etapa inicia nesta segunda-feira (25) e segue até o dia 27 de março, com a realização de exposições de fotos, figurinos e cenários no hall do Sesc Centro, rua Henrique Martins, 427.
No local também serão exibidos filmes e documentários relacionados ao teatro. Nos dias 26 e 27 serão promovidas esquetes (pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas), ás 12h. No dia 26, de 10h as 16h, o Sesc fará a apresentação de todos os projetos culturais de teatro e haverá o espetáculo musical Lady Parker, a Cia. Apareceu a Margarida. Toda a programação terá entrada gratuita.
A segunda etapa da mostra será promovida no período de 4 a 7 de abril com a apresentação de quatro espetáculos teatrais. Todos os dias as apresentações ocorrerão às 19h, no Teatro Instalação, no Centro de Manaus, com entrada será gratuita.
No primeiro dia o grupo Cia Teatral Zona Cultural, apresentará o espetáculo “Aykunã e a Árvore da Sabedoria”. No dia 5 de abril a Cia ArtCena Produções apresenta o espetáculo “A Hora Mágica” e, no dia seguinte, a Cia Teatral a Rã Qui Ri fará a apresentação de “A Busca”. No último dia de mostra, a Cia ArtCena Produções retorna com o “De Sol a Sol”. Ao final de cada apresentação, os artistas farão uma oficina integrada para discutir a pesquisa, montagem e concepção do espetáculo.
Sobre os espetculos
Apresentando uma trama indígena, o espetáculo “Aykunã e a Árvore da Sabedoria”, relata a história de uma filha do povo Ticuna, que tem a missão de levar uma semente da árvore que dá frutos da vida para a terra prometida. O espetáculo leva o universo mitológico para o público.
O “De Sol a Sol” é baseado na obra Vidas Secas, de Garaciliano Ramos, e mostra a história de uma família nordestina que após a morte da mãe tenta manter-se viva unida e lutar pela sobrevivência.
O espetáculo “A Busca” apresenta quatro personagens que atuam em pares independentes. A mostra também conta com o espetáculo infantil “A Hora Mágica”, da Cia Artcena Produções, baseada no conto O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina.