O Sesc Amazonas abrirá, a partir desta segunda-feira (dia 5 de novembro), período de inscrições para o Treinamento em Trabalho Social com Idosos da Região Norte, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no auditório José Azevedo, no prédio administrativo do Sesc Centro, rua Henrique Martins, 427.
O treinamento é gratuito e voltado para profissionais que trabalham com esse público, estudantes de áreas relacionadas e idosos. Também irão participar da formação técnicos responsáveis pelo Trabalho Social com Idosos dos Departamentos Regionais do Sesc do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O treinamento terá como convidada a assistente social Jurilza Maria Barros de Mendonça, que atualmente é assessora técnica na área do idoso na Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica.
Durante a formação será abordada a temática Educação para o Envelhecimento Ativo, que englobará aspectos determinantes da educação para o envelhecimento e os desafios para a implantação de políticas e programas que atendam as necessidades de pessoas idosas.
No total serão disponibilizadas 150 vagas para o treinamento. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Centro. Os interessados devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis, no caso de profissionais, e um quilo, no caso de estudantes e idosos. Os alimentos serão destinados às instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil, do Sesc Amazonas.
O evento contará ainda com oficinas e atividades paralelas como atrações culturais, exposições e serviços de saúde. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação do Trabalho Social com Idosos do Sesc, no telefone (92) 2126-9519.
Sobre a palestrante
Jurilza Maria Barros de Mendonça é formada em Assistência Social pela Universidade de Brasília, mestra em gerontologia pela Universidade Católica de Brasília, master em gerontologia pela Universidade Autônoma de Madri, coordenou a Política Nacional do Idoso no Ministério da Previdência Social e atualmente é secretária executiva do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e professora de pós-graduação no Instituto Laboro/Universidade Estácio de Sá.