Serviços públicos oferecidos pela cidade foram motivos de mais de 50% de insatisfação por parte dos turistas

O Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realizou para o mês de dezembro de 2012 com aplicação em janeiro de 2013 a pesquisa para analisar o Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor.

A pesquisa conta com dois tipos de questionário, um para entrevistas com os turistas e outro para entrevistas com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo.

Na pesquisa com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo, foram realizadas 90 entrevistas, por meio de uma amostragem de conveniência. Já em relação ao turista, foi calculada uma amostra com margem de erro de 5,0% e nível de confiança de 95%, totalizando 385 entrevistas, divididas proporcionalmente em 158 para turistas de origem Nacional e 227 de origem Estrangeira.

As maiores dificuldades relatadas pelos gerentes e empresários para alavancar o turismo na cidade de Manaus foi a ausência de eventos culturais e empresariais, seguidos da melhor divulgação do Município no Brasil e no Exterior, infraestrutura aeroportuária, ausência de incentivos fiscais e falta de infraestrutura no Município.

Com exceção das outras formas de hospedagem, a hospedagem executiva, pernoites, pacotes turísticos e eventos foram respectivamente responsáveis pelo maior faturamento no mês de abril de 2012.

Quando questionados quanto à taxa de ocupação para o mês de fevereiro de 2013, observou-se que 70,1% dos gerentes e empresários ligados ao turismo na Cidade de Manaus relataram que será bom e 27,3% relataram que será muito bom.

Nesse mês foi indagado aos empresários  se sofreram algum assalto durante o mês passado, onde todos responderam negativamente.

Os maiores motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus foram os atrativos naturais e culturais, com destaque para a fauna e flora (38,7%), seguidos dos rios e cachoeiras (21,5%). Em relação ao turista nacional, os itens mais frequentes também foram fauna e flora, com 21,5%. Em relação ao turista estrangeiro se destacaram os atrativos naturais, culturais e hospitalidade com 90,6%, seguidos dos atrativos culturais (89,9%) e guias/monitores (89,1%).  Por outro lado, o transporte público (55,1%), a limpeza pública (43,4%) e a segurança pública (30,3%) foram os serviços que geraram a maior insatisfação por parte dos turistas nacionais. Em relação ao turista estrangeiro, o destaque negativo ficou com a limpeza pública (63,2%), o transporte público (59,8%) e a segurança pública (50,6%). De maneira geral a avaliação de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto do turista estrangeiro, com 87,9% e 93,3%, respectivamente.

A influência de amigos e parentes foi um dos motivos principais que induziram 24,3% dos turistas estrangeiros a visitar Manaus, seguido pela agência de viagem (15,5%) e feiras/eventos (15,5%). Já o motivo mais frequente apontado pelo turista nacional foi por meio de amigos e parentes com 45%.

Na análise do grau de satisfação do turista nacional  que visita Manaus, podemos observar que os cinco itens com maior nível de satisfação foram atrativos culturais (95,1%), atrativos naturais (94,3%), hospedagem (94,1%), hospitalidade manauara (93,4%) e gastronomina (93,1%).

Quando indagados em relação às expectativas da viagem para Manaus, constatou-se que 54,7% dos turistas nacionais responderam que de maneira geral a cidade atendeu plenamente as suas expectativas, assim como a maioria dos turistas estrangeiros com 55,6% dos entrevistados.

Na análise da expectativa de retorno a Manaus, a maioria (59,1%) dos turistas nacionais respondeu que certamente voltarão à cidade, já a maioria dos turistas estrangeiros respondeu que provavelmente voltará à Manaus (66,2%).

Quando indagados se recomendariam Manaus como local de turismo, a maioria (63,8%) dos turistas nacionais respondeu que certamente recomendaria, e 57,3% dos estrangeiros provavelmente fariam essa recomendação.