A Oficina de Manipulação e Segurança de Alimentos, realizada nos dias 4 e 5 de novembro, na comunidade São Sebastião, apresentou as normas determinadas pela legislação referentes às boas práticas no manuseio de ingredientes e preparo de refeições. Participaram das aulas as mulheres dos empreendimentos de alimentação e merendeiras de várias escolas do Baixo Rio Negro.
A atividade contou com a parceria da Consultora Técnica em Segurança Alimentar Ellen Silveira do Programa Alimento Seguro (PAS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que é voltado para disseminar, orientar e apoiar a implantação das Boas Práticas e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) nas empresas de alimentos e de alimentação, em todo o país.
Ellen ministrou a oficina de forma dinâmica e interativa. As mulheres puderam tirar suas dúvidas sobre suas práticas e socializar algumas dificuldades que enfrentam em seus empreendimentos.
Para a merendeira Maria Brenda dos Santos, 42, o cursou foi importante porque mostrou alternativas simples e baratas para a manipulação segura dos alimentos. “Achei muito bom , trouxe conhecimento e aperfeiçoamento. Aprendi coisas simples, mas que vão fazer toda a diferença. Vou poder usar este aprendizado em casa e no trabalho”.
Fonte: Instituto IPÊ