Alunos do curso de fotografia do Senac Amazonas apresentaram a exposição “Imigrantes: Poderia ser você!”, nesta terça-feira (30), na unidade Senac Cidade Nova. A mostra ficará em exposição por duas semanas e tem como objetivo demonstrar que antes de serem imigrantes os venezuelanos são seres humanos como qualquer outro.
O professor Djonatan Piehowiak, conta que a exposição apresenta os imigrantes que estão buscando melhorias. “Todas as turmas são experiências novas e o fato de uma aluna propor o tema e os outros abraçarem a causa foi muito legal. A ideia da exposição não é mostrar os imigrantes como todo mundo vê na rodoviária, mas exemplos de imigrantes que já saíram dos lares e estão construindo sua vida aqui em Manaus”, explicou.
A aluna Anne Mesquita fala sobre o curso do Senac e destaca a experiência de fotografar os imigrantes venezuelanos. “Senti um pouco de dificuldade, porque eu não era acostumada com esse tema e nem em ir para externa. Mas tive um convívio social muito bom, pude ver o que eles passam e conhecer a história de alguns deles. A respeito de técnica, voltada para a parte de edição, comecei a usar programas novos e foi um aprendizado muito bom”, disse.
Maria Inah, também aluna do curso, foi a idealizadora do tema, ela ressalta que o olhar diferenciado para os imigrantes visa sensibilizar a população. “Estou fazendo uma pesquisa de mestrado sobre mulheres venezuelanas e suas estratégias de sobrevivência. Quando fomos escolher o tema eu propus e atuma gostou bastante. As pessoas têm o olhar muito preconceituoso a respeito dos venezuelanos e podia ser qualquer pessoa, quem garante que o Brasil não pode ter uma crise política e a gente tenha que se refugiar em outro lugar”, contou.
A professora Lúcia Puga foi prestigiar a exposição e percebeu que as fotografias contribuíram para a visibilidade do tema. “A escolha do tema foi muito interessante de muita sensibilidade, tratar a questão migratória em Manaus, pois a cidade está recebendo cada vez mais pessoas. Essa exposição retrata a realidade colocando a questão que poderia ser você, quebrando barreiras e diminuindo distâncias”, ressaltou.
A venezuelana Laura Zapata foi uma das modelos da exposição, ela afirma que poucas pessoas realmente se interessaram pelos problemas dos venezuelanos. “Foi algo muito legal e diferente, mas gostei porque refletiu parte da situação dos imigrantes, porque muitas pessoas não se importam. Vim para Manaus em busca de novas oportunidades, porque a Venezuela estava muito difícil, muita miséria, fome, muita inflação, aqui busco oportunidades de um futuro melhor”, disse.
A exposição “Imigrantes: Poderia ser você!” é aberta ao público das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. O Senac Cidade Nova está situado na Rua Visconde de Itanhaém – 863.