Senac abrirá vagas para cursos destinados a menores aprendizes contratados por empresas

Estudo recente da Organização Internacional doTrabalho revela que o desemprego juvenil é um problema mundial, uma vez que existem hoje milhões de jovens, com idade entre 15 e 24 anos, em situação de desemprego. O reflexo dessa ociosidade aliada à pobreza pode ser visto no aumento da violência, da criminalidade e da dependência química entre os jovens de todo o mundo.

O Senac tem procurado incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho através da realização de programas de educação profissional dedicados à juventude. No Amazonas, o Programa de Aprendizagem e Educação para o Trabalho (PAET), desenvolvido pelo Senac Amazonas em parceria com empresários locais e Delegacia Regional do Trabalho, vem atendendo jovens carentes de Manaus.

A empresa que participa do programa, além de cumprir com o seu papel de contratante do aprendiz na Legislação daAprendizagem, é convidada a compartilhar experiências como parceiro do Senac, e também fazer parte do processo de transformação desse jovem, dando oportunidades de trabalho e ajudando a construir uma vida pessoal e profissional mais digna.

Hoje todas as empresas de pequeno, médio e grande porte precisam ter em seu quadro de funcionários, pelo menos 5% do número em menor aprendiz. Os jovens interessados em participar do programa devem enviar seus currículos para as empresas do comércio, com o título “Candidato a Aprendiz”. Os RHs dessas empresas irão selecionar, entrevistar e contratar os aprendizes como qualquer outro funcionário e depois os matricularão no projeto PAET-SENAC.

Os cursos oferecidos pelo Senac são de Aprendizagem em Serviços de Comércio e Aprendizagem em Serviços Administrativos. Serão 35 vagas nos dois turnos para cada curso. Cada empresa poderá matricularaté 20% das vagas de cada turma.

As empresas interessadas em matricular os aprendizes contratados devem comparecerna Unidade do SENAC localizado na Av,Darcy Vargas, 288 – Chapada, no período de 16 a 31 de julho, das 8h30 às 17h30 munidas dos seguintes documentos da empresa: CNPJ, Cópia da Guia de recolhimento FGTS com pagamento atualizado e do menoraprendiz: RG, CPF, Comprovante de residência, Declaração Escolar atualizada com escolaridade mínima 7º ano, 1 foto 3x4. Mais informações podem ser obtidas com Francisca Silvestre, através do telefone (92) 3216-5778 ou e-mail, francisca.silvestre@am.senac.br.