“Semana Brasil” marcará a primeira sazonalidade comercial no pós-pandemia
Fecomércio AM apoia movimento que contribuirá para a retomada da economia com o estímulo do consumo
No
período de 3 a 13 de setembro, será realizada a Semana Brasil, que a
exemplo de 2019, tem o intuito de unir todo o comércio e varejo do País
para celebrar a retomada com segurança, da economia e dos empregos. Com o slogan “Todos juntos com segurança pela reconquista e o emprego”, empresas
dos mais variados setores, como alimentação, eletrônicos e
eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza,
cosméticos, alimentação e material esportivo devem participar e
contribuir para o acúmulo das vendas e a circulação da economia. A
Semana Brasil é um evento organizado pelo Governo Federal junto com
comércio varejista do Brasil.
A
Semana Brasil tem o apoio da Fecomércio AM e levará vantagens aos
consumidores para estimular o consumo. Todo o varejo se une, por meio de
suas entidades, amplificando o seu alcance e dando condições para que
pequenas e médias empresas também possam se engajar e tirar proveito
desta retomada.
O
presidente em exercício da Fecomércio AM, Aderson Frota, destaca que a
Semana Brasil de 2020 ocorrerá em um momento especial. “O evento
acontecerá em um período maior esse ano, o que vai favorecer, ajudar e
fortalecer a atividade comercial e acima de tudo, uma grande injeção de
ânimo no comércio para compensar todos aqueles dias, os mais de 100, que
o comércio ficou paralisado. Eu sempre digo que os últimos três meses
do ano, são especiais, se nós acrescentarmos mais a Semana Brasil em
setembro, nós vamos adicionar um quarto mês que será muito bom”,
ressalta.
Com
dezenas de lojas cadastradas, a “Black Friday verde e amarela” está
recebendo inscrições de empresários, que queiram participar, através do
site www.semanadobrasil.com .
No ano passado, a campanha incrementou o comércio online em 41%
(Ebit/Nilsen), enquanto as vendas presenciais também aumentaram 1,3%
(Cielo). 70% dos shoppings centers aderiram ao movimento, o que
favoreceu os segmentos de cosméticos (+19,8%), móveis, eletroportáteis e
lojas de departamento (+12,6%), turismo e transporte (+6,6%), vestuário
e artigos esportivos (+6,1%) e supermercados e hipermercados (+4,5%).
O
assessor econômico da Fecomércio AM, José Fernando Pereira da Silva,
destaca que a partir deste o ano, o movimento dos consumidores na Semana
Brasil deve repetir 2019 e se perenizar, a exemplo de outros
movimentos, que dinamizam as vendas do comércio. “As perspectivas de
crescimento da atividade comercial, embora modestas, são altamente
positivas. Acreditamos que a Semana Brasil, neste ano, replicará os
efeitos de 2019 e que alguns segmentos como vestuários, calçados,
artigos de higiene e eletroeletrônicos terão um incremento de vendas”,
destaca.
Para obter mais informações sobre a Semana do Brasil acesse www.semanadobrasil.com .