Secretário de Planejamento do Estado mostra que comércio e serviços juntos respondem por 52,56% da arrecadação do ICMS no AM

Secretário de Planejamento do Estado mostra que  comércio e serviços juntos respondem por 52,56% da arrecadação do ICMS no AM

O presidente da Fecomércio Amazonas Dr. José Roberto Tadros recebeu nesta terça-feira (08/05), na sede da entidade o Secretário de Planejamento do Estado  do Amazonas Dr. Airton Claudino e o Superintendente do Banco do Brasil Dr. Marcelo Palhano. Eles participaram da reunião de diretoria da Fecomércio que tratou sobre economia, finanças e a ida do Presidente da Fecomércio a Buenos Aires com o objetivo de estreitar os vínculos entre a Amazônia e a República Argentina.

Durante a reunião o Secretário de Planejamento fez uma apresentação aos diretores da casa sobre a economia no estado e mostrou que o comércio e serviços são responsáveis por 52,56% e a indústria 47,45% da arrecadação do ICMS no Estado do Amazonas, o que não causou espanto aos participantes da reunião.  “ Eu acho até que é mais que isso, se tomarmos por base as economias modernas pós industriais onde o comércio e serviços participam com 68 a 72% da formação do PIB”, destacou Dr. Roberto Tadros.

O secretário fez também um relato sobre as principais obras que estão em andamento até a copa de 2014 como o monotrilho e a construção da Arena da Amazônia.

Segundo o secretário a reunião foi muito produtiva: “Houve uma boa participação, bastante sugestões que estou levando para poder materializar em relação as demandas para atender a solicitação de alguns diretores.”

Já o superintendente do Banco do Brasil apresentou o programa Bom para Todos, com o objetivo de levar aos comerciantes sugestões de financiamentos com baixas taxas de juros. “O programa de relacionamento Bom para Todos busca trazer aos empresários taxas de juros bastante competitivas, beneficiando não só os empresários como também seus funcionários.” Comentou Dr. Marcelo Palhano.

A reunião foi encerrada com o relato do Presidente da Fecomércio de seu encontro em Buenos Aires com o Presidente do Banco da Província Lic. Gustavo Marangoni no último dia 24 de abril.

Dr. Roberto esteve em Buenos Aires como Vice-Presidente do SEBRAE com o objetivo principal de estreitar os vínculos entre a região da Amazônia e a República Argentina e também intercambiar informações sobre a atualidade política e empresarial do Brasil e Argentina e as possibilidades que o MERCOSUL oferece a ambos os países. O pronunciamento do Dr. Tadros teve em consideração os aspectos históricos, políticos e sociais que unem à Argentina com o Brasil, o qual foi avaliado pelo Presidente do Banco da Província de Buenos Aires como politicamente correto e prático para viabilizar o futuro de maior integração entre os nossos povos.

O Dr. Roberto Tadros convidou formalmente o presidente do banco, para realizar uma visita a Manaus, com a possibilidade de organizar um encontro de caráter político com o Governador do Estado do Amazonas, uma visita à Zona Franca de Manaus e o apoio do SEBRAE Amazonas para a organização de um Work Shop empresarial e rodada de negócios na cidade para empresários brasileiros e argentinos. O convite também foi direcionado ao Governador da Província de Buenos Aires.

Acordou-se também a assinatura de um protocolo de Intenções entre o Banco da Província de Buenos Aires e o SEBRAE Amazonas para desenvolver ações conjuntas em benefício das micro, pequenas e médias empresas argentinas e da região do Amazonas.

A avaliação final da reunião foi altamente positiva, e possibilitou a abertura de uma canal direto de diálogo entre as instituições, SEBRAE, Fecomércio e o Banco da Província de Buenos Aires, para a planificação e execução de programas e projetos de mútuo interesse.