A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), promoverá nesta terça-feira, 20, às 17: 30h, a cerimônia de formatura de 600 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A formatura será no Parque Municipal do Idoso (PIM) e os participantes foram referenciados pelas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) também participa da organização do evento, que tem confirmada a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e do ministro do Turismo, ViniciusNobre Lages.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 26 de outubro de 2011 com a meta de ampliar o acesso ao mercado formal de trabalho de estudantes e trabalhadores, brasileiros jovens e adultos de baixo poder aquisitivo, por meio da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em 2012, a Prefeitura de Manaus aderiu ao Pronatec Viver sem Miséria, com a missão de estimular o acesso das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) nos cursos do Pronatec.
Um dos destaques da solenidade, será o discurso da oradora do curso de Depilação (SENAC), Terezinha Lopes de Lima.
A mesma, sentindo a necessidade de ter uma qualificação profissional, resolveu fazer um curso de manicure pelo Pronatec e se encantou pela área de beleza, em seguida fez o curso de cabeleireiro e agora o de depilador. Os sonhos já povoam sua mente que vislumbra um negócio próprio onde sua aprendizagem vai impulsioná-la para o alcance de seus objetivos.
“ Foi mais uma conquista na minha vida, tenho 33 anos e me sinto encaminhada na vida, hoje ganho meu dinheiro e posso enxergar a vida melhor, pretendo realizar o sonho de ter meu próprio negócio no ramo de beleza, desistir jamais”.
Os cursos do Pronatec “Viver sem Miséria” são de formação inicial e continuada, com carga horária que varia de 160 a 400 horas. As aulas são ministrados por instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).