Brinquedos, Vestuário, calçados e eletroeletrônicos: estes são os setores que detêm a preferência do consumidor de Manaus, capital do Amazonas, na hora de fazer as aquisições de fim de ano. A afirmação vem do resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais em parceria com o Sebrae, de dezembro com aplicação em novembro deste ano.
Quatrocentos consumidores foram ouvidos no sentido de verificar a movimentação da economia para o período do fim de ano. As tabulações dos dados deixaram os empresários confiantes: durante sondagem, a maioria dos consumidores entrevistados revelaram disposição para as compras. O valor do gasto médio é de R$305.
Quanto à situação financeira familiar, observou-se que 46,5% dos consumidores relataram que não mudou, quando comparado ao mês anterior. Entretanto, para 53,3% dos consumidores a situação financeira da família está um pouco ou muito melhor, enquanto que para apenas 0,2% a situação piorou.
Durante a pesquisa foi perguntado aos consumidos sobre a expctativa ecoômica para os próximos seis meses, dos 400 consumidores, 70,8% acreditam que a economia do Amazonas estará um pouco ou muito melhor, 28,2% relataram que permanecerá inalterada e apenas 1,0% acreditam que estará um pouco pior do que a situação atual.
Em relação à oportunidade de emprego em Manaus, comparada ao mesmo período do ano passado, observou-se que 44,5% dos entrevistados relataram estar um pouco ou muito mais fácil conseguir um emprego. Por outro lado, observou-se que 20,7% dos entrevistados indagaram que conseguir um novo emprego está um pouco ou muito mais difícil quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já para 34,8%, as chances de recolocar-se no mercado de trabalho permanecem inalteradas.
Foi perguntado aos consumidores se pretendiam comprar algo específico para o período natalino, onde 284/400 (71,0%) responderam afirmativamente, sendo que destes, a maioria pretendem comprar brinquedos (20,4%), vestuário (13,4%), computadores/notebooks (4,6%), calçados (3,5%), celulares (3,5%) e TVs com 2,5%. Observou-se ainda que 43,3% ainda não sabem o que comprar.
Apesar da expansão de shoppings na cidade de Manaus, 66,8% dos entrevistados continua sendo o centro da cidade, levando em consideração principalmente os preços, as variedades de produtos, variedade de lojas e promoções, seguido dos shoppings (16,8%) e comércio do bairro onde moram, com 16,4%.69,0%.
Em relação aos assaltos praticados na cidade, foi observado que 4,8% dos entrevistados relataram ter sofrido pelo menos um assalto durante o mês de outubro, sendo que destes, nenhum relatou o ocorrido as autoridades competentes, demonstrando que muitos dos assaltos não são registrados, causando sub-notificação de registros.