O programa Mesa Brasil, do Sesc Amazonas, está convocando empresas e instituições interessadas em participar do programa por meio de doações, revertidas a instituições sociais. A cheia histórica afetou negativamente a arrecadação de alimentos que são distribuídos mensalmente às instituições assistidas pelo programa e consequentemente, comprometendo o número de doações.
Segundo o coordenador do programa no Amazonas, Ellinaldo Barbosa, nos últimos anos estão sendo arrecadadas quantidades significativas e realizando doações em grande número, resultado da parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A Conab desenvolve o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – que compra da agricultura familiar o excedente da produção que seria descartada ou desperdiçada e doa ao Mesa Brasil, que repassa as instituições”, explicou Barbosa.
Até o momento atual, segundo Barbosa, foram distribuídos 807.154,07 kg de alimentos, 52% da meta anual. “Os números são preocupantes, tendo em vista, que no mesmo período de 2011, já estávamos com 77% da meta do ano de 2011 atingida”, analisou. Ele avalia que o resultado negativo ocorre em virtude da diminuição das doações do PAA da Conab terem diminuído por conta da cheia deste ano. “Estamos buscando outras alternativas, recebendo doações de localidades que não foram alagadas”, disse. Atualmente, as doações de Manacapuru, Iranduba, Careiro e Catalão estão paradas até aproximadamente novembro deste ano.
Em razão deste quando, o programa Mesa Brasil está em busca de novos parceiros para colaborar com o programa. Os interessados podem entrar em contato com a coordenação do projeto Mesa Brasil pelos telefones 3234-1598 e 3234-1795.
“Buscar onde sobra e entregar onde falta”
O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.