Programa ‘Jovem Aprendiz’ da Fecomércio AM prepara juventude para empresas do comércio

MANAUS - O programa “Jovem Aprendiz” da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio AM) tem a proposta de preparar a juventude para atuação nas empresas de qualquer segmento comercial. As empresas interessadas em formar seus aprendizes podem fazer inscrição para o curso de Auxiliar Administrativo por meio do número (92) 3234-5222.

A Fecomércio AM é mantenedora de um banco de currículos e poderá, caso solicitado pelo cliente, pré-selecionar jovens para preenchimento da vaga de aprendiz conforme o nicho de mercado da empresa solicitante. Na sequência, a empresa estabelece parceria com a Federação para realização da capacitação, que ocorrerá na sede da entidade, na Rua São Luiz, n. 555, Adrianópolis.

O curso de Auxiliar Administrativo tem carga horária de 400h, sendo dividido nos módulos básico e avançado. Ao todo, 12 matérias compõem o primeiro módulo, com disciplinas como Ética e Valores, Redação Empresarial, Matemática Comercial e outras. Já no módulo avançado, o aluno terá 6 matérias: Administração e caracterização da Empresa; setor de compras, setor financeiro; setor de almoxarifado; setor de RH e setor de arquivo.

O Programa Jovem Aprendiz é destinado aos jovens com idade entre 14 e 24 anos, oferecendo formação técnico-profissional metódica. Neste, pretendemos ampliar a inserção desses jovens no mercado de trabalho, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para as gerações vindouras. O programa é amparado pela Lei da Aprendizagem 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto Lei nº. 5.598/05 e na Lei 11.118/05.

De acordo com a coordenação, o programa possui como característica à promoção da inclusão social e profissional. O processo pelo qual os alunos estudam e trabalham proporciona aos aprendizes a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos a partir do contato com a realidade profissional, juntamente com as exigências do mercado de trabalho.

As empresas interessadas em estabelecer parceria seja para seleção de aprendizes ou para formação dos seus aprendizes já contratados também podem entrar em contato com o programa por meio do e-mail oportunidades@fecomercio-am.org.br.