Um grupo de nove professores do Senac Amazonas concluíram, no último mês, o curso de pós graduação em Docência para a Educação Profissional, através da Rede de Pós-AED do Departamento Nacional do Senac. Essa foi a primeira turma de professores da instituição no Amazonas que concluiu o curso. Participaram da formação professores das áreas de informática, saúde e beleza.
O curso é promovido à distância e é destinado a profissionais graduados em nível superior que comprovem estar atuando como docentes em instituições de educação profissional. A formação tem a duração de dois anos.
Durante a cerimônia de formatura dos professores a diretora do Senac Amazonas, Silvana Carvalho, destacou que a primeira turma servirá como incentivo para os demais professores da instituição também participarem da formação. “Parabenizo a esses professores pelo compromisso que tiveram em concluir o curso porque esse processo é um verdadeiro desafio. Entendo que a educação à distância é a alternativa da educação do futuro”, afirmou.
De acordo com a gerente de Educação Profissional do Senac, Marcilene Carvalho, a qualidade do ensino dos professores sempre foi uma preocupação da instituição. “Esse curso já foi considerado um sucesso e os professores do Amazonas são exemplos disso. Começamos a obter resultados extremamente positivos antes mesmo da conclusão da pós”, disse.
Para a professora do curso de Técnico em Estética, Fátima de Lourdes, que foi aluna do curso e atua há quatro anos no Senac Amazonas, a formação na pós-graduação foi marcante para a carreira de docente dela. “A educação profissional foi uma verdadeira libertação para mim. Eu saí de uma Zona Rural de Minas Gerais e quando cheguei ao Amazonas tive o meu primeiro contato com cursos profissionalizantes no Senac. Hoje me tornei docente da instituição. A pós mudou o meu jeito de lecionar”, declarou.
Sobre o curso
A pós-graduação em Docência para a Educação Profissional tem uma estrutura desenvolvida para possibilitar o aprimoramento da prática docente durante o processo, tendo como objetivo promover o desenvolvimento de docentes de modo a torná-los aptos a agir de forma plena e inovadora nas suas respectivas especialidades.
A metodologia adotada está centrada na prática pedagógica dos docentes em formação. Durante o curso, quatro bimestres de trabalho real dos participantes são palco de quatro Laboratórios de Prática Docente, previstos no Eixo de Experimentação. Isso ocorre nos próprios ambientes de aprendizagem onde atuam, como salas de aula, laboratórios, empresa-escola, entre outros.