Primeira parcela do 13º salário movimenta economia e beneficia mais de 90 mil servidores no AM

Mais de 90 mil servidores públicos ativos e inativos do Governo do Amazonas receberão, entre esta quinta-feira (25/06) e sexta-feira (26/06) a primeira parcela do 13º salário. O montante de R$ 229,4 milhões vai aquecer, principalmente, os setores do comércio, varejista e de serviços, que estão em processo de retomada gradual das atividades, após as paralisações devido à pandemia de Covid-19.

A primeira parcela equivale a 50% do salário bruto. Não há desconto do imposto de renda nem da Amazonprev, que serão recolhidos no pagamento da última parcela do décimo terceiro, no segundo semestre. A expectativa é que os recursos gerem novo fôlego e ajudem a movimentar a economia, em todo o Amazonas.

“A injeção de recursos na economia tem o poder de reanimar a economia, de gerar expectativas novas, entusiasmo. E, acima de tudo vai manter empregos ou vai estimular a contratação de novos empregos. Nós tivemos uma retração, só no mês de maio, de 12%. Os números informais cresceram muito”, avaliou Aderson Frota, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio).

Segundo Frota, ao pagar a parcela do décimo terceiro, o Governo age “com sensibilidade e percepção de como funciona a economia, porque são as empresas que geram os impostos que vão abastecer os recursos do Estado”.

O presidente da Fecomércio ressalta ainda que a antecipação do 13º representa um marco no processo de retomada das atividades econômicas. “Hoje podemos registrar que estamos vivendo um novo momento. As vendas começam a crescer. O mercado que começou a desempregar está voltando a respirar e contratando de novo. Nós esperamos que essa curva se acelere mais ainda de forma positiva, essa é a expectativa de todos os empresários do setor de comércio e serviços”, reforçou.

Texto e foto - Secom AM