Presidente do Sistema Fecomércio é ingressado na Ordem do Santo Sepulcro

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Amazonas, Dr. José Roberto Tadros, foi ingressado no último dia 11 de junho, na Ordem do Santo Sepulcro. A Solenidade aconteceu na cidade do Rio de Janeiro,  no roteiro da Glória.

A Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (OESSJ) é uma associção pública de fiéis de religião católica, ereta pela Sé Apostólica, com personalidade jurídica canônica e civil.

Histórico da Ordem:

A Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém pode ser definida como a única instituição leiga da Santa Séencarregada de suprir as necessidades do Patriarcado Latino de Jerusalém e de sustentar a atividade e as iniciativas em favor da presença cristã na Terra Santa. O Patriarcado tem, portanto, como principal fonte de contribuição institucional as ofertas feitas pelos membros da ordem.

Em 1103, segundo os cronistas desta época, Balduíno I de Jerusalém, segundo rei cruzado, se torna superior da Ordem dos Cônegos do Santo Sepulcro, com prerrogativas, por si e para seus sucessores, de criar Cavaleiros. No caso de ausência ou impedimento do monarca, esta faculdade era subordinada ao Patriarca Latino de Jerusalém. Entre os membros da Ordem, alguns eram considerados Sargentos, os quais representavam uma espécie de milícia eleita dentro da companhia cruzada e se devotavam à defesa do Santo Sepulcro e dos Lugares Santos.

Depois da primeira Cruzada, surgiram em toda a Europa, os priorados da Ordem, por obra daqueles Cavaleiros Nobrese Prelados que haviam recebido a investidura no Santo Sepulcro. Com o desaparecimento do Reino Cristão de Jerusalém, a Ordem permanece sem um superior, ainda que os priorados continuassem a existir sob a proteção de vários senhores e soberanos europeus e da Santa Sé. A vacância do patriarcado Latino fez com que a faculdade de criar novos cavaleiros fosse prerrogativa da mais alta autoridade religiosa na Terra Santa, isto é, o Custódio da Terra Santa.