Policiamento no centro de Manaus para o fim do ano é tema de reunião na Fecomércio AM

Devido a movimentação tradicional do centro de Manaus por conta das compras de fim de ano, empresários se reuniram na tarde de ontem com o presidente da Federação do Comércio do Amazonas, Dr. José Roberto Tadros, e o Secretário de Segurança Pública Sérgio Fontes. A reunião aconteceu na Sede Administrativa do Serviço Social do Comércio, Sesc. O encontro serviu para discutir estratégias de segurança no centro da cidade nos meses de novembro e dezembro.

A principal reivindicação do empresariado é o policiamento ostensivo em período diário e noturno, “precisamos oferecer segurança aos trabalhadores do centro de Manaus, ao consumidor e ao cidadão de um modo geral, isso é um dever fundamental do estado, e como está havendo uma reorganização do sistema levando em consideração as festas de final de ano, ouvir a alinhar com o órgão responsável é fundamental”, pontuou Tadros.

De acordo com Sérgio Fontes, a solução para este fim de ano será a volta do policiamento chamado ‘Cosme e Damião’, onde policiais fazem rondas ostensivas a pé em meio a população. Com isso, haverá também o suporte de bases de policiamento itinerantes espalhados nos pontos de maior movimentação de pessoas. “A movimentação de natal está para começar, a partir da próxima semana já pretendemos colocar esse esquema extra no centro, também pretendemos estender a proposta para outros grandes centros comerciais, como na zona leste e nos shoppings”, ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com Sérgio Fontes, a tecnologia é uma grande aliada no combate aos delitos. Para 2016, alguns projetos já estão sendo vislumbrados, o que irá fortalecer ainda mais o policiamento no estado. O secretário contou que há projetos para o desenvolvimento de drones específicos para a polícia e a criação do ‘botão do pânico’ para os comerciantes.