Para analisar o comportamento dos consumidores manauaras na segunda maior sazonalidade do setor comercial, o Dia das Mães, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, realizou, no período de 4 a 14 de abril, pesquisa de intenção de compra. O levantamento entrevistou 315 consumidores em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar, a forma de pagamento que será utilizada e onde pretendem adquirir os produtos e serviços. Também foram entrevistadas mães, que apontaram quais presentes desejam receber.
O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, explica a importância dessa sazonalidade para o setor comercial. “O Dia das Mães é a segunda melhor data para o Comércio. Na nossa pesquisa, detectamos que 98% dos entrevistados desejam presentear nessa data, o que demonstra o carinho pelas mães, sejam elas esposas, filhas, irmãs. Esse universo feminino é o foco desse grande momento de comemoração", ressaltou.
No que tange aos pontos de atenção que devem ser observados pelos comerciantes, Aderson Frota ressalta o comprometimento da renda e o aumento dos preços como fatores que devem impactar o consumo no período. “As pessoas hoje estão cautelosas, pois as crises que desencadearam o aumento nos preços e comprometeram a renda, ainda estão presentes no cenário econômico da atividade comercial. Isso exige a atenção do Comércio, para que ele leve crédito, promoções e vantagens, e estimule a produção de um resultado positivo para o setor”, analisa.
Veja abaixo, os destaques da pesquisa:
- O que as mães desejam ganhar de presente?
Um dos destaques da pesquisa se refere aos presentes que as mães desejam receber no seu dia. Das 282 entrevistadas, 23% desejam receber “Perfumes e Cosméticos”, seguidas por 23% que esperam receber produtos de “Vestuário”. “Calçados”(15%) e “Bolsas e Acessórios” (12%) também estão entre os desejos de presentes das mães no período.
- O que pretendem comprar?
Nesse item da pesquisa, 27% responderam que planejam comprar “Perfumes e/ou cosméticos”, seguidos por 19% que pretendem comprar “Calçados” e 16% que irão comprar peças de “Vestuário”. Os participantes também selecionaram “Almoço e/ou jantar” (15%), “Bolsas e/ou Acessórios” (11%) e “Flores e/ou Cestas” (8%), como opções com os quais desejam presentear.
- Quanto pretendem gastar por presente?
As faixas de preços que apresentam as pretensões de gastos dos consumidores na sazonalidade, é liderada por “R$ 101,01 a R$ 200,00”, que foi selecionada por 45% dos entrevistados. “R$ 50,01 a R$ 100,00” vem em segundo lugar entre as expectativas de gastos e 19% dos entrevistados pretendem gastar de "R$ 201,00 a R$ 500,00”.
- Onde pretendem comprar o presente?
32% dos entrevistados farão as compras em "Shopping Centers", 31% preferem o "Centro da Cidade". Já as "Lojas de Bairro" são a opção predileta de 27% dos consumidores, enquanto 6% planejam fazer suas compras via "E-commerce". 4% “Não souberam informar”, onde pretendem comprar o presente.
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