No período de 10 a 20 de maio, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou levantamento de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor manauara para o Dia dos Namorados 2022.
O objetivo do estudo foi apurar as expectativas de consumo para essa importante sazonalidade do calendário comercial. O levantamento ouviu 315 consumidores em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar e a forma de pagamento utilizada. Os participantes também informaram o que desejam receber de presente.
O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, reforça a importância do estudo para identificar as preferências dos consumidores e nortear as decisões dos empresários do comércio. “As pesquisas do Ifpeam têm a finalidade de medir as expectativas do consumidor no que tange a pretensões de gastos, produtos preferidos e os locais escolhidos para as compras. Quando levantamos todos esses quesitos, enviamos aos empresários. Com o nosso estudo, as empresas podem se preparar, adequar as promoções e ajustar os estoques em relação às necessidades dos consumidores”, analisa.
Veja abaixo, os destaques da pesquisa:
O que pretendem comprar?
Em relação aos produtos e serviços que ocupam a preferência dos consumidores, a pesquisa identificou as escolhas que estão no foco dos entrevistados para o Dia dos Namorados 2022:
- Vestuário (22%) ; - Perfumes e/ou cosméticos (16%) ; - Calçados (12%) ; - Almoço e/ou Jantar (10%) ; - Flores e/ou Buquê (10%) ; - Joias/Relógios (6%) ; - Celulares e/ou Smartphones (5%) ; - Cestas/Chocolates (5%) ; - Lingerie (4%) ; - Eletroeletrônico (3%) ; - Bolsas e/ou Acessórios (2%) .
Quanto pretende gastar por presente?
No que se refere ao valor que pretendem gastar nas compras, os entrevistados analisaram faixas de preços e enquadraram suas pretensões de gastos:
44% na faixa de R$ 101,01 a R$ 200,00;30% na faixa de R$ 50,01 a R$ 100,00;22% na faixa de R$ 201,00 a R$ 500,00;2% na faixa de R$ 501,00 a R$ 999,00;2% acima de R$ 1.000,00. O que desejam ganhar de presente?
Um dos diferenciais desse estudo é a identificação dos presentes que os consumidores esperam ganhar na sazonalidade. Abaixo, os principais itens apontados:
- Perfumes e Cosméticos (28%) ; - Calçados (21%) ; - Vestuário (19%) ; - Jóias e Relógios (6%) ; - Lingerie (5%) ; - Almoço e Jantar (4%) ; - Flores e/ou Buquê (4%) ; - Bolsas e Acessórios (4%) ; - Celulares e Smartphones (4%) ; - Viagens e Passeios (2%) ; - Artigos esportivos (1%) .
Quem pretende presentear?
Nas 285 respostas desse item, os Namorados e Namoradas representam 64% dos homenageados no próximo de 12 de junho, mas não serão os únicos presenteados nessa data, Marido/Esposa (30%) aparecem como segunda opção e em terceiro lugar Noivos e noivas ( 5%) .
Onde pretende comprar o presente?
Na pesquisa, 52% dos participantes optarão por fazer as compras em Shopping Centers, e, 17% preferem fazer as compras no Centro da Cidade. Já as lojas de Bairro são a opção para 14%, enquanto 7% farão suas compras em Lojas de departamento . As compras realizadas em plataformas digitais (E-commerce ) têm a preferência de 10% dos entrevistados.
Forma de pagamento?
Quando indagados sobre a “forma de pagamento” que será utilizada na hora das compras, o parcelamento no cartão de crédito é a escolha preferida para 58% dos entrevistados. Em seguida, aparecem empatados com 1 1% o pagamento em Dinheiro, a transferência via Pix e o pagamento à vista no Cartão de Crédito .
O que os consumidores levam em consideração ao comprar?
Nesse item, observou-se que o “Preço” (49%) é o principal fator que o cliente leva em consideração ao comprar, em seguida aparece a “Qualidade dos produtos” (29%) , e, para (23%) dos entrevistados “Promoções/Descontos” é o fator que influencia a compra. A pesquisa revela também o Comportamento do Consumidor pós-pandemia em relação à sua decisão de compra. “Localização” (12%) ocupa a quarta posição no levantamento.
Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui .