Pesquisa Fecomércio mostra que o consumidor mais otimista

Pesquisa Fecomércio mostra que o consumidor mais otimista

O consumidor manauara está mais otimista. É o que mostra o resultado da Pesquisa da Fecomércio Amazonas de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor, realizada no mês de agosto de 2012 referente aos mês  de setembro de 2012. 


 A pesquisa mostra que 69,5% dos 400 consumidores  entrevistados relaram que a situação econômica atual, quando comparada a setembro de 2011, encontra-se um pouco ou muito melhor, sendo que para 24,2% permanece igual e para 6,3% está um pouco ou muito pior 65,3%.

Quanto à expectativa econômica para os próximos seis meses,mais da metade que 67,5% acreditam que a economia do Amazonas para os próximos seis meses estará entrevistados relataram que a situação estará melhor do que a observada atualmente.

Na análise da situação financeira da família, observou-se que 69,0% dos consumidores entrevistados relataram que não mudou, quando comparada ao mês anterior. Entretanto, para 28,2% dos consumidores a situação financeira da família melhor e  para 2,8% está um pouco pior .

Em relação à empregabilidade, o índice deste mês revelou que 21,5% dos entrevistados relataram estar um pouco ou muito mais difícil conseguir um novo emprego. No entanto, constatou-se que 49,2% dos entrevistados indagaram que conseguir um novo emprego está um pouco ou muito mais fácil quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já para 29,3%, as chances de recolocar-se no mercado de trabalho permanecem inalteradas.

 Já em relação a intenção de compra houve pouca variação para os bens de natureza pessoal nesse mês, com destaque para o setor de vestuário com 18,8%, seguido do setor de calçados (12,5%), móveis e decorações (4,5%), materiais de construção (3,5%), utilidades domésticas (2,8%) e celulares (2,3%).

Quanto ao local onde os consumidores costumam fazer suas compras, a preferência da maioria (40,2%) continua sendo o centro da cidade. Entretanto, observou-se que 32,5% preferem fazer suas compras no comércio local e 27,3% nos shoppings da cidade.