Pesquisa Fecomércio aponta variação positiva no índice de emprego e negativa nas vendas no mês de agosto comparado ao mês anterior

Pesquisa Fecomércio aponta variação positiva no índice de emprego e negativa nas vendas no mês de agosto comparado ao mês anterior

As informações constam na pesquisa de Sondagem Conjuntural do Comércio Varejista de Manaus, divulgada pela Fecomércio Amazonas

O índice de emprego do comércio varejista de Manaus apresentou variação positiva, com valor médio de 0,67%, no mês de agosto deste ano comparado ao mês de julho. O resultado, em partes, deve-se ao comércio de bens duráveis, que aumentou 1,11%. As informações constam na Pesquisa de Sondagem Conjuntural do Comércio Varejista de Manaus, realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias (IFPEAM) no último mês de agosto.

Na comparação com agosto do ano passado o índice geral de emprego também apresentou variação positiva, com aumento de 0,37%, em parte, por conta do comércio automotivo que aumentou 3,14%. Na série histórica é possível observar recuperação no comércio de bens semiduráveis e duráveis na análise dos últimos três meses.

Já as vendas brutas do comércio varejista de Manaus apresentaram ligeira variação negativa na comparação com julho de 2012. O índice ficou em 0,15%, em decorrência da queda de 6,32% no índice de bens duráveis. No entanto, na comparação com agosto de 2011, o índice geral teve resultado positivo em 8,61%, com destaque para o comércio de bens duráveis, que apresentou aumento de 21,23%.

Sobre a modalidade de pagamento adotada no comércio, a pesquisa apontou que 55,0% das compras no comércio varejista de Manaus foram realizadas com pagamento a vista, 27,2% por meio de cartão de crédito e 17,8% por outras formas de pagamento (convênio, cheque pré-datado, vendas a prestação e empenho). Na análise em relação aos grupos de atividade, com exceção do comércio automotivo, em todos os outros prevalece o pagamento a vista.

Na análise geral, a pesquisa observou variação positiva em quase todos os índices, com destaque para o estoque do comércio automotivo, que devido à aproximação do fim da redução do IPI, aumentou seus estoques. Outro destaque é o índice de emprego, que continua em alta, impulsionado pela aproximação das festas de fim de ano.