A Pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus (RMM), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), aponta que os principais motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus foram os atrativos naturais e culturais, e para os turistas nacionais foram os negócios e passeios. A pesquisa aponta ainda que, por outro lado, fatores como a limpeza pública, segurança pública, transporte público, asfaltamento e telecomunicações foram os que geraram maior insatisfação por parte dos turistas.
A pesquisa tem o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor na região. Os dados foram coletados no mês de outubro com aplicação em novembro de 2012.
Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita a capital, foi observado que os cinco itens com maior nível de satisfação foram os atrativos naturais (100,0%), hospitalidade manauara (98,1%), gastronomia (97,1%), hospedagem (96,3%) e atrativos culturais (96,2%). Em relação ao turista estrageiro se destacaram os atrativos naturais (90,2%), hospitalidade manauara (90,2%), gastronomia (90,1%), hospedagem (89,9%) e guias e monitores (89,9%).
Por outro lado, limpeza pública (33,1%), segurança pública (32,1%), transporte público (28,8%), asfaltamento (26,2%) e telecomunicações (23,6%) foram os serviços que geraram a maior insatisfação por parte dos turistas estrangeiros. Em relação ao turista nacional, o destaque negativo ficou por conta da limpeza pública (49,5%), transporte público (42,7%), asfaltamento (30,4%), segurança pública (25,4%) e telecomunicações (24,1%).
Em relação à taxa de ocupação dos hotéis, a pesquisa apontou que na avaliação dos gerentes e empresários ligados ao turismo, o nível de ocupação das unidades habitacionais no mês de outubro de 2012 comparado a setembro de 2012 foi superior para 35,9% dos entrevistados, igual para 50,0% e inferior para 14,1%.
Questionados sobre quais as outras cidades do Amazonas que pretendiam visitar fora Manaus, a maioria dos turistas nacionais respondeu Presidente Figueiredo (70,0%). Já a maioria dos turistas estrangeiros escolheu Parintins (25,8%). A pesquisa apontou ainda que, de maneira geral, a avaliação de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto do turista estrangeiro, com respectivamente 95,6% e 93,5%.
Gastos dos turistas
A Pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus (RMM) revelou que durante a visita a Manaus, a maioria dos turistas nacionais está disposta a gastar entre R$ 1.201,00 e R$ 1.800,00. Já os estrangeiros, estão dispostos a gastar mais de U$ 1.757,00.
Na análise da época em que o turista costuma viajar para Manaus, observou-se que a maioria tanto do turista nacional (93,5%), quanto de origem estrangeira (81,4%), escolhe a alta temporada.