No mês de março, tanto o faturamento quanto as vendas brutas apresentaram variação positiva na comparação com fevereiro de 2012, revertendo à trajetória negativa que vinha ocorrendo desde início do ano, com índices de 6,06% e 6,63% respectivamente. Na comparação com março de 2011 os índices também apresentaram variação positiva, com destaque para o comércio automotivo e de materiais de construção.
Na análise da forma de pagamento, observou-se que o pagamento a vista ainda é a opção mais escolhida na maioria das atividades, em particular para o grupo dos bens não duráveis, que apresentou índice de 77,0%.
Do total de Empresários entrevistados, foi observado que 1,0% (4/400) sofreu com assaltos durante o mês de março deste ano, no entanto, nenhum relatou o ocorrido as autoridades competentes.
Na análise geral, apesar da queda no índice de emprego e de alguns setores estarem sofrendo em decorrência da cheia dos rios, o comércio varejista de Manaus apresentou recuperação na maioria de seus indicadores, tanto na comparação com fevereiro deste ano, quanto na comparação com março de 2011.