O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam )
realizou, no período de 28 de setembro a 10 de outubro deste ano,
levantamento com a Intenção de Consumo das Famílias para a Black Friday e
o Natal 2022. A pesquisa também identificou como os consumidores
pretendem utilizar o 13º salário.
Em
relação à sondagem, o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota,
explica a importância do estudo para os comerciantes do estado. “Estamos
em um momento muito especial para o Comércio, o Natal é o ápice de todo
o movimento comercial. Os dados apresentados neste estudo vão nortear
os empresários, de forma apropriada no que tange às necessidades dos
seus clientes”, ressalta.
Responderem à pesquisa 326 consumidores em Manaus.
Veja abaixo, os destaques:
- Quais critérios os consumidores levam em consideração ao comprar os presentes?
O Preço foi o fator preponderante representando 88%, quando somado a Promoções . Variedade e Segurança também tiveram representatividade na decisão com 36% e 20%, respectivamente. Climatização e Estacionamento tiveram menor relevância, quando comparado aos demais fatores avaliados.
Abaixo, a segmentação dos itens:
- Preço (46%);
- Promoções (42%);
- Variedade dos Produtos (36%);
- Segurança (20%);
- Variedade das lojas (17%);
- Frete grátis (16%);
- Localização (13%);
- Estacionamento (12%);
- Climatização (7%);
- Outros (3%).
O total está acima de 100%, pois os entrevistados puderam escolher mais de uma opção .
- Quanto ao local para realizar as compras, quais as preferências dos consumidores?
Os Shopping Centers lideram com 33% ,
que pode se justificar pela variedade de opções, climatização do
ambiente, segurança, estacionamento, aliados a ambientes de convivência.
Com 32% , aparece o Centro da Cidade. Com 17% , o Comércio de Bairro caracterizado pela facilidade, menor mobilidade urbana e facilidade de estacionamento. Com 16% , aparecem as Vendas On-line .
Black Friday
A pesquisa apontou que 69% dos consumidores pretendem aderir e aproveitar a Black Friday, outros 31% não pretendem ou não opinaram .
Natal
- Quais os presentes irão comprar?
Abaixo,
as preferências de compras dos consumidores para o Natal, sendo que os
entrevistados puderam escolher mais de uma opção para presentear:
- Calçados (40%);
- Vestuário (34%);
- Perfumaria/Cosméticos (30%);
- Brinquedos (19%);
- Games e Jogos (13%);
- Acessórios (12%);
- Móveis e Decoração (7%);
- Eletrodomésticos / Eletroportáteis (6%);
- Celular / Smartphone (5%);
- Viagem / Passeios (5%);
- Artigos Esportivos (5%);
- Não sabe (5%) ;
- Joias / Semijoias (4%);
- Vale-presente (4%).
- Como os consumidores irão pagas as compras?
Nessa pesquisa, observou-se que 29% dos entrevistados vão utilizar a modalidade Cartão de Crédito Parcelado , seguido do pagamento em Dinheiro ou Cartão de Débito (22%), Cartão de Crédito à Vista (18%), Crediário (16%) e sistema de pagamentos e transferências instantâneas PIX , 15% .
- Quanto irão gastar?
Quando indagados em relação a quanto os consumidores pretendem gastar com os presentes de Natal, constatou-se que 60% esperam gastar até R$ 300,00 ; seguidos de 22% que esperam gastar até R$ 50,00 . 18% dos entrevistados esperam gastar acima de R$ 300,00 .
13º Salário
Como serão utilizados os recursos do 13º salário?
47% dos entrevistados vão utilizar o 13º salário para pagamento de dívidas. 29% para alimentação e Ceia de Natal. 18% irão guardar os recursos. 3% não sabem. Os demais gastarão com produtos e serviços.
Clique aqui , para acessar a pesquisa completa.