Pesquisa da Fecomércio AM revela alto interesse dos consumidores na Black Friday 2024

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), divulga o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para a Black Friday de 2024. O levantamento foi realizado nos dias 1 e 2 de outubro e entrevistou 892 consumidores do comércio varejista.

Confira a pesquisa completa

A pesquisa aponta que 94% dos entrevistados pretendem ir às compras na Black Friday deste ano, que ocorrerá no dia 29 de novembro. No ano passado, 66% dos entrevistados afirmaram que compraram algo fora do planejamento, durante a Black Friday, demonstrando o poder atrativo da data no Amazonas.

O preço lidera como principal critério de escolha, com 52% das respostas, seguido pela qualidade (24%) e pela diversidade de produtos (8%). Na lista de compras, os consumidores têm intenção de adquirir vestuário (20%), cosméticos e perfumes (18%), celulares e eletroeletrônicos (17%) e calçados (16%).

Para este ano, 70% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 81 e R$ 250. Outros 12% estimam gastos entre R$ 251 e R$ 400, enquanto 14% planejam desembolsar mais de R$ 400. Em relação ao pagamento, 58% dos consumidores optarão pelo pagamento à vista (PIX, dinheiro ou débito), e 25% irão utilizar o cartão de crédito.

Locais de Compra

A pesquisa revela que 34% dos entrevistados irão às compras no shopping center, 31% irão nas lojas de bairro e 29% no centro da cidade, indicando que neste ano a data está bastante disputada, uma vez que a média histórica é de 60% a 80% de preferência por shoppings para locais de compra.

Planejamento

A televisão (41%) e as Redes Sociais (25%) são os meios mais utilizados pelos consumidores para acompanhar promoções e ofertas da Black Friday. A pesquisa ainda aponta que 38% dos consumidores pretendem utilizar o 13º salário para pagar dívidas ou poupar para contas de início de ano, enquanto 24% planejam usar o recurso para presentear nas festas de fim de ano.