A
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM),
por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas
(Ifpeam), divulga o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor
para a Black Friday de 2024. O levantamento foi realizado nos dias 1 e 2 de
outubro e entrevistou 892 consumidores do comércio varejista.
Confira a pesquisa completa
A
pesquisa aponta que 94% dos entrevistados pretendem ir às compras na Black
Friday deste ano, que ocorrerá no dia 29 de novembro. No ano passado, 66% dos
entrevistados afirmaram que compraram algo fora do planejamento, durante a
Black Friday, demonstrando o poder atrativo da data no Amazonas.
O
preço lidera como principal critério de escolha, com 52% das respostas, seguido
pela qualidade (24%) e pela diversidade de produtos (8%). Na lista de compras,
os consumidores têm intenção de adquirir vestuário (20%), cosméticos e perfumes
(18%), celulares e eletroeletrônicos (17%) e calçados (16%).
Para
este ano, 70% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 81 e R$ 250. Outros
12% estimam gastos entre R$ 251 e R$ 400, enquanto 14% planejam desembolsar
mais de R$ 400. Em relação ao pagamento, 58% dos consumidores optarão pelo
pagamento à vista (PIX, dinheiro ou débito), e 25% irão utilizar o cartão de
crédito.
Locais
de Compra
A
pesquisa revela que 34% dos entrevistados irão às compras no shopping center,
31% irão nas lojas de bairro e 29% no centro da cidade, indicando que neste ano
a data está bastante disputada, uma vez que a média histórica é de 60% a 80% de
preferência por shoppings para locais de compra.
Planejamento
A televisão (41%) e as Redes Sociais (25%) são os meios mais utilizados pelos
consumidores para acompanhar promoções e ofertas da Black Friday. A pesquisa
ainda aponta que 38% dos consumidores pretendem utilizar o 13º salário para
pagar dívidas ou poupar para contas de início de ano, enquanto 24% planejam
usar o recurso para presentear nas festas de fim de ano.