A Fecomércio AM, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), divulga o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Mães 2023. A pesquisa entrevistou 442 pessoas, em diferentes zonas da cidade, no período entre 13 e 20 de fevereiro.
Confira a pesquisa completa aqui .
A pesquisa revela quantos consumidores pretendem ir às compras, quanto esperam gastar, qual a forma de pagamento que será utilizada e onde pretendem adquirir os produtos e serviços. Também foram entrevistadas mães amazonenses que apontaram quais presentes gostariam de receber no Dia das Mães.
Dos 442 entrevistados, 92% revelaram que têm intenção de presentear as mães, 8% pretendem não presentear. Dos que irão presentear, 53% comprarão apenas 1 presente, 29% pretendem comprar até 2 presentes, 6% devem comprar até 3 presentes e 2% querem comprar 4 presentes, o restante não sabe ou não respondeu. Apenas 1% respondeu que irá comprar 5 ou mais presentes neste Dia das Mães.
Dos produtos e serviços que os consumidores pretendem comprar estão: Roupas, calçados, acessórios (29%), perfumes (19%), almoço/jantar em restaurantes (12%), cosméticos (11%), eletrodomésticos (10%), celular/smartphone (7%), vale-presente (6%), passeio/viagem (5%), eletrônicos (5%), procedimentos estéticos (3%).
Já a preferência das mães na lista de desejos lideram os perfumes (21%), seguidos por roupas, calçados e acessórios (17%), cosméticos (16%), almoço/jantar (12%), passeio/viagens (7%), celular/smartphone (5%), tratamentos de beleza/procedimentos estéticos (5%), eletrodomésticos (5%).
Foram entrevistadas 442 pessoas, sendo 59% público feminino e 40,5% público masculino, com faixa etária entre 30 a 39 anos de idade (39%), 25 e 29 anos (30%), 40 e 49 anos (14%), 18 e 24 anos (12%) e acima de 50 anos (5%).
Local para as compras
Os shoppings centers lideram a preferência dos consumidores para a compra neste Dia das Mães, com 27,4% dos entrevistados. A pesquisa aponta de 21,5% pretendem realizar as compras do Centro da Cidade, 18,6% devem comprar nas lojas do bairro, seguido por Galerias Populares (6,1%), Loja de Departamento (5,2%), entre outros. Na modalidade Compras On-Line, a rede social Instagram lidera a opção de compras.
Os consumidores pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 200 (27,6%), R$ 51 a R$ 100 (26%) e R$ 201 a 400 (21,9%). A forma de pagamento que pretendem utilizar: Cartão de Crédito parcelado (28,1%), Cartão da Loja parcelado (23,3%), à vista no dinheiro ou pix (21,3%).