Nesta quinta-feira (12), o vice-presidente da Fecomércio AM, Mario Tadros, acompanhado de gerentes e da diretora do Senac AM, Silvana Carvalho, recebeu a visita de representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica para discutir a retomada da parceria do Senac AM com o Ministério da Defesa no Projeto Soldado Cidadão.
Entre os representantes das forças armadas, estiveram presentes o contra-almirante Bruno de Moraes Neto, os coronéis Márcio Callafange, Fernando Penasso e Valter Vieira.
A estrutura e os segmentos dos cursos de capacitação do Senac AM foram apresentados aos militares presentes.
Para o contra-almirante Bruno de Moraes Neto, a importância da parceria entre o Senac e o Ministério da Defesa é oportunizar àqueles que encerram o serviço militar, a inserção no mercado de trabalho. “É bom para o militar que está saindo das Forças Armadas e para o País, pois essa parceria (Senac e Ministério da Defesa) tende a atuar em prol dos jovens que deixam o serviço militar inserindo-os no mercado de trabalho”, explica Moraes Neto.
O vice-presidente da Fecomércio AM, Mario Tadros, destaca que a formação profissional está no “DNA” do Senac. “Vamos retomar esse projeto, pois o Senac tem como missão educar para o trabalho, e a capacitação destes jovens vai possibilitar a qualificação e a integração dessa mão de obra ao comércio de bens, serviços e turismo”, disse Tadros.
Projeto Soldado Cidadão
O projeto Soldado Cidadão tem por objetivo qualificar profissionalmente os militares que prestam o serviço militar inicial e os cabos e soldados, realizando o serviço militar voluntário, complementando a formação cívica-cidadã e facilitando o ingresso no mercado de trabalho, após o período dentro das Forças Armadas.
O projeto funciona desde 2004, e abrange todo o território nacional. Escolas técnicas e militares são parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.
Os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senac AM, para os participantes do projeto soldado cidadão, são agente de informações turísticas, recepcionista em meios de hospedagem, camareira(o) em meios de hospedagem, recepcionista de eventos, organizador de eventos, hostess, pizzaiolo, salgadeiro, atendente de lanchonete, doceiro, agente de alimentação escolar e garçom.