O Sesc fará o lançamento nacional da 16ª edição do projeto Palco Giratório na próxima quinta-feira (14), na cidade de São Paulo. O projeto, já consolidado no cenário cultural brasileiro, irá levar 25 espetáculos e mais de 1.200 horas de oficinas em 133 diferentes cidades - muitas delas de forma simultânea, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país.
No Amazonas, a primeira oficina será promovida no dia 18 de abril, e o espetáculo “O Filho Eterno”, será apresentado no dia 19 de abril, no Teatro Direcional, no Manauara Shopping. Uma das novidades desta edição é a inclusão no circuito nacional da modalidade cênica Intervenção Urbana. Durante o lançamento nacional, em São Paulo, a companhia “Coletivo Construções Compartilhadas” realizará a performance Pingos e Pigmentos, seguida da apresentação da peça Amor Confesso.
Outra novidade desta edição é a inauguração do Circuito Especial - um circuito paralelo ao principal que percorre 11 estados. A cada ano, um grande mestre das artes cênicas será escolhido para seguir o percurso com seu espetáculo. Este ano, o homenageado será Ilo Krugli, do Teatro Vento Forte - grupo quadragenário e com destacada importância no âmbito do teatro infantil. A edição 2013 chama atenção também por contar com cinco monólogos. Entre eles, "O Filho Eterno" (RJ) que ganhou o prêmio Shell de melhor ator em 2011.
Além das apresentações principais e do Circuito Especial, o evento conta com atividades paralelas como o Pensamento Giratório, espaço no qual são discutidos estudos culturais com a comunidade, as Aldeias , mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com um grupo integrante do circuito para troca de ideias.