Palco Giratório apresenta “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” (PE)

Palco Giratório apresenta “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” (PE)

O projeto Palco Giratório, do Sesc Amazonas, traz a Manaus o espetáculo O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”, da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, de Recife. A apresentação é gratuita e inicia a partir das 20h, no Teatro Direcional, no Manauara Shopping.

Com classificação etária de 12 anos, a peça é inspirada no folhetim de Carneiro Vilela, “A emparedada da Rua Nova”, que narra história de uma moça que teria sido, segundo diz a lenda, emparedada viva pelo próprio pai depois que este descobrira sua gravidez escondida, na Recife do final do século XIX. Na versão teatral da Trupe Ensaia Aqui e Acolá os elementos que renderiam um melodrama de circo ganham delicioso contorno paródico, através do contraste entre um gênero sério e seu tratamento em chave cômica. Referências à cultura pop dão o sabor desta comédia que resgata o conto do imaginário popular para fazê-lo reviver de maneira crítica e bem humorada. A peça tem a duração de 90 minutos.

O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas recebeu o Prêmio Myriam Muniz (2008), os prêmios de Melhor Espetáculo pela crítica e pelo público, concedidos pelo 17º Janeiro de Grandes Espetáculos (2011). Integrou ainda a programação de importantes festivais de teatro do país – Festival Recife do Teatro Nacional, Cena Contemporânea de Brasília, Porto Alegre em Cena, Festival Internacional de Artes Cênicas, em Caxias do Sul, dentre outros.

A Trupe Ensaia Aqui e Acolá é formada por oito arte-educadores (formados pelo curso de Licenciatura em Educação Artística/Habilitação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco [UFPE]) e artistas profissionais que possuem em comum a necessidade de experienciar processos colaborativos de criação cênica.

O grupo iniciou os seus trabalhos em 2006, comprometido com a investigação teórico-prática sobre arte/educação e sobre as formas marginalizadas de teatro — teatro da infância e juventude, circo-teatro e o teatro folclórico — preconizadas pelo estudioso pernambucano e Doutor em Teatro Marco Camarotti. Alguns dos livros publicados por esse autor serviram de base para as duas encenações realizadas pela Trupe.

A primeira delas, Rififi no Picadeiro (2007), adaptada de um dos textos dramáticos escritos pelo próprio Camarotti, foi resultado dos estudos sobre o livro A Linguagem no Teatro Infantil (2001), no qual o autor propõe uma nova estética para o teatro da infância e juventude; e a segunda, O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas (2010), contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008, colocou em prática a metodologia da encenação dos dramas circenses registrada no livro O Palco no Picadeiro: na trilha do circo teatro (2004).

O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” da Trupe Ensaia Aqui e Acolá

Data:23 de maio (quarta-feira)

Horário:20h

Local: Teatro Direcional – Shopping Manauara (Av. Mário Ypiranga, 1300, Adrianópolis)

Classificação etária: 12 anos

Gênero: Comédia

Duração: 90 Min

ENTRADA GRATUITA