ONU consulta Amazonas para estipular novas metaspara os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

ONU consulta Amazonas para estipular novas metaspara os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

A Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, através do núcleo Nós Podemos Amazonas, realiza nesta terça-feira, 05 de março, a "Consulta Nacional Pós-2015" para estipular novas metas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O encontro será com a sociedade civil organizada e demais cidadãos interessados em participar das 09h às 16h no auditório Senador João Bosco da Assembléia Legislativa do Amazonas localizado à Av. Mario Ypiranga, 3.950 bairro Parque Dez, Zona Sul.

Segundo o coordenador Nacional da Consulta Pós-2015, Flávio Ribeiro, a pesquisa é feita através da internet, porém, nos locais onde os núcleos dos ODM são mais ativos, a consulta, também será realizada presencialmente. No Brasil, por enquanto, apenas seis cidades fazem parte do calendário dos encontros presenciais (Manaus, Belo Horizonte, João Pessoa, Goiânia, Curitiba e Rio de Janeiro). "A programação segue uma dinâmica padrão utilizada nos 50 países selecionados pelas Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDG) em que todos os grupos sociais possam participar e opinar, priorizando as necessidades locais, pois, on line, os temas são pré-estabelecidos", destaca.

O titular da Searp, José Farias (Zeca do PT) considera o debate uma oportunidade que a sociedade amazonense tem de ser escutada através de um órgão mundial. "O processo é inclusivo e transparente. Qualquer segmento da sociedade, principalmente aquele que se sente excluído, pode participar e fazer parte da construção de uma agenda que irá atender, além de nós, brasileiros, outras populações do planeta".

O resultado do encontro fará parte de um relatório regional, redigido pela ONU, para abastecer o documento final brasileiro até o dia 31 de março, prazo final de entrega ao Painel de Alto Nível da organização. O texto irá subsidiar o debate entre os líderes mundiais com objetivo de definir a agenda global de novos desafios e enfrentamento às desigualdades.

Para participar deve-se fazer o credenciamento às 8h30 no dia e local do evento, sendo que só receberá declaração de participação do processo quem estiver presente nos dois horários da programação. 

A Consulta Nacional Pós-2015 pela internet é realizada através do www.onu.org.br/meumundo