Oficinas gratuitas para diretores de teatro no Sesc Amazonas

Oficinas gratuitas para diretores de teatro no Sesc Amazonas

Diretores teatrais do Amazonas poderão participar da oficina de Análise de Textos Dramáticos e Técnicas de Leitura Encenada, que será ministrada pelo ator carioca Rodrigo Vrech, nos dias 14, 15 e 16 de maio, de 9h às 12h. A oficina faz parte do projeto “SESC Dramaturgia” e será realizada na unidade do SESC Centro, localizada na rua Henrique Martins, 427, Centro.

Durante a atividade, será desenvolvido um estudo sobre como se configura um texto teatral e como utilizá-lo. Os participantes ainda terão informações sobre ferramentas para decodificar os mecanismos de construção do texto dramático.O objetivo da atividade é instruir os diretores sobre os meios de encenação de uma leitura dramatizada. O estudo estará focado em dramaturgia contemporânea.

A oficina será divida nas seguintes etapas: leitura do texto para tentar identificar as dificuldades de compreensão do conceito de progressão dramática; discussão dos conceitos de ação, intriga e conflito; improvisação; contexto histórico; estilo; encenação e leitura dramatizada. O texto que será trabalhado será o “Ninguém falou que seria fácil”, de Felipe Rocha. O texto foi vencedor dos prêmios Shell e APTR do Rio, este ano.

Os interessados poderão se inscrever na Seção de Cultura do Sesc Amazonas, localizada no Centro de Atividades localizado na Rua Henrique Martins, 427, Centro. Mais informações (92) 2126-9574 e 2126-6780.

Sobre o ator

Rodrigo Vrech iniciou os estudos na Escola de Teatro Martins Pena no primeiro semestre de 2006 e conclui no primeiro semestre de 2008 com a peça de formatura “Viúva, porém honesta”, de Nelson Rodrigues. Com esse trabalho ele ganhou o prêmio de Melhor Ator na Mostra Estudantil do CCBB, em 2008.

 

Atuou em:

- “Viúva, Porém Honesta”, de Nelson Rodrigues. Direção: Dudu Gama. Em 2008.

- “O Mendigo”, de Bertolt Brecht. Direção: Marcos Henrique Rego. Em 2009.

- “Sonho Noite Verão”, de William Shakespere. Direção: Leonardo Hinckel. Orientação: André Paes Leme. Em 2010.

- Dirigiu, traduziu e produziu “Yerma”, de Federico Garcia Lorca. Em 2010.

- Escreveu, produziu e atua no monólogo “Filemon – Ensaio sobre a solidão”. Direção: Julia Shimura. Em 2012.