Novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional da Suframa é apresentado à Fecomércio AM

O Novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (SIMNAC), desenvolvido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), foi apresentado na tarde desta quinta-feira (12), para a presidência e direção do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Amazonas. Visando a importância do tema para a classe empresarial do comércio.

De acordo com o Presidente em exercício do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Aderson Frota, a reunião teve como finalidade democratizar o conhecimento. “Nós tivemos o prazer de receber o Cel. Luciano Tavares, que veio trazer o conhecimento do Novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional. Mas acima de tudo veio para trazer ao conhecimento de todos as novas ações da Suframa. Estamos tendo a oportunidade de trazer nossas sugestões e ideias, assim colaborando para que o sistema seja aperfeiçoado”, afirmou.

O Superintendente Adjunto de Operações (SAO) da Suframa, Cel. Luciano Tavares, falou sobre o novo sistema criado para desburocratizar os negócios na região. ”A Fecomércio e a Suframa possuem o mesmo objetivo, que é desenvolver o estado. O nosso sistema é dinâmico e está em processo de constante atualização e modernização para melhor desempenho, por isso é de grande importância essa troca com a Fecomércio”, explicou.

Cel. Tavares afirma ainda que o objetivo é expandir o projeto já para o próximo ano. “Nós estamos agora tratando de mercadoria nacional. Na parte de mercadoria estrangeira, já estamos em processo de implementação de um novo sistema, que assim como o nacional, que já está em vigor há quase dois meses, tem as mesmas metas de facilitar o negócio para todos”, ressaltou.

O Coordenador de Compartilhamento e Integração Fiscal (COCIF), Fernando Neiva, explica que o sistema eletrônico veio para modernizar a gestão do ingresso de mercadoria. “Queremos tornar mais ágil, principalmente para combater indícios de fraudes tributárias. A ideia dele é tornar o processo mais célere e trazer vantagem para empresas de forma séria e bloquear empresas que trabalham de forma desonesta. Realmente, dar vantagens para aquelas empresas que trabalham e trazem emprego e renda para a região”, disse.