Nova Regulamentação dos profissionais da área da beleza foi tema de palestra no Amazonas

No último dia 7 de maio, o Sebrae, Senac e Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Manaus, promoveram no hotel Da Vinci um evento com os empresários do segmento de beleza para falar sobre a Nova Regulamentação da Profissão.

A nova lei que regulamenta a profissão de cabeleireiro, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicures, depiladores e maquiadores foi sancionada no início deste ano, pela presidente Dilma Roussef. “Agora, teremos mais segurança e respeito”, comentou a maquiadora e designer de sobrancelhas Claudia de Oliveira, que há 23 anos presta esses serviços. “Não vai demorar muito para as pessoas pesquisarem o registro de esteticista tanto quanto o de um engenheiro”, acrescentou.

O evento reuniu cerca de 70 micro empresários de salões de beleza de Manaus. O palestrante foi Rui Antonio dos Santos – vice - presidente do Sindicato Nacional dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares e empresário do ramo em Porto Alegre. Ele falou sobre a importância da aplicação das normas de higiene estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que a lei de número 12.592 torna obrigatória. Segundo o palestrante, os estabelecimentos devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes segurança e qualidade nos serviços que prestam evitando riscos a saúde.

Em um mercado cada vez mais competitivo no Brasil, a quantidade de novos salões de beleza cresceu 78% em cinco anos, segundo levantamento da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel) , se destaca quem tem profissionais mais qualificados e atentos ao que deve ser feito para preservar o bem estar do cliente.

“Somos agentes de saúde, costumo enfatizar isso aos profissionais da área. Precisamos ter ética no trabalho, e isso não significa somente qualidade do serviço e, sim, a postura com clientes, como a higiene de materiais – explica o presidente do Sindicato de Salões, Barbeiros, Cabeleireiros e Instituto de Beleza e Similares de Manaus Waldir Belo Torres.

E não são só os equipamentos usados por quem faz mãos e pés que devem ser esterilizados corretamente. Entram também na exigência tesouras e navalhas usadas por cabeleireiros, além da correta limpeza de escovas e pentes, conforme explica o presidente.

“A autoclave serve também para esses equipamentos, que representam risco de corte e contaminação”, destacou Waldir.

Além da palestra aconteceram também oficinas de penteado social e as tendências de corte aplicadas ao Visagismo com Rui Antonio, e a participação de quatro alunas do Senac Amazonas como modelo.

Em um ambiente bastante descontraído palestrantes e participantes interagiram, questionaram e aprimoraram antigas e novas técnicas.