O Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM, Centro do Comércio do Estado do Amazonas, Ceceam e o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias do Amazonas, Ifpeam, manifestam profundo pesar pelo falecimento do artista plástico e escritor Moacir Andrade, aos 89 anos. Manauense, amazonense, amazônida, nascido em 17 de março de 1927.
Seu nome homenageia a Galeria de Artes do Sesc Moacir Andrade, em Manaus, cidade na qual obteve vastas conquistas e realizou grandes feitos, tornando-se referencia artística, além de membro da Academia Amazonense de Letras. De uma generosidade descomunal, doou seu acervo pessoal de telas, livros, comendas e troféus ao Sesc para a criação do memorial Moacir Andrade. Tão logo seja concluído o Centro Cultural do Sesc, terá um espaço reservado para o Memorial em seu nome.
Em 2011, Moacir Andrade foi condecorado com a Medalha do Mérito Comercial do Amazonas, outorgada pela Fecomércio AM.
Com sentimentos de solidariedade à família, ratificamos nosso lamento pela perda desse cidadão, que teve suas realizações consubstanciadas ao desenvolvimento artístico no Estado, elevando o Amazonas à projeção internacional. A saudade de Moacir Andrade será eterna e a presença não poderá mais ser sentida, mas tudo que foi produzido pelo escritor, poeta e artista plástico continuará vivo em telas e publicações literárias, confortando nossos corações.
José Roberto Tadros
Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ceceam/Ifpeam