Nota de Pesar - Luiz Tourinho

O Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM, Centro do Comércio do Estado do Amazonas, Ceceam e o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias do Amazonas, Ifpeam, manifestam profundo pesar pelo falecimento do empresário, jornalista, advogado e ex-presidente da Fecomércio/RO, Luiz Tourinho, aos 82 anos.

Visionário de conduta íntegra, empreendedora e benevolente, Luiz Tourinho deixa um legado que retrata o progresso do comércio e do jornalismo no estado de Rondônia. Em sua trajetória, Luiz Tourinho atuou no jornal Alto Madeira e foi proprietário da primeira revenda Fiat em Porto Velho (RO). Seu legado chegou ao Acre, quando foi proprietário do jornal Rio Branco e da Rádio Rio Branco.

Foi presidente, aos 31 anos de idade, da Associação Comercial de Rondônia, que posteriormente integrou-se à defesa dos interesses dos órgãos geradores de emprego e renda. Participou ativamente da criação e funcionamento da Federação das Associações Comerciais de Rondônia, coordenando diversos eventos do setor, além de advogado atuante, fundador, e depois presidente, da Federação do Comércio de Rondônia.

Foi responsável pela disseminação do sistema "S" na capital e interior do estado, atuando na prestação de serviços sociais aos trabalhadores do comércio, indústria e da agricultura, Luiz Tourinho foi também o primeiro presidente do Sebrae.

Com sentimentos de solidariedade à família, ratificamos nosso lamento pela perda desse cidadão, que teve suas realizações consubstanciadas ao desenvolvimento de seu Estado.

José Roberto Tadros
Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ceceam/Ifpeam