A Mostra de Música do projeto Canção da Mata 2014 terá a participação dos artistas Rebecca Grana, Elias Farias, Nicolas Jr., João Aroma, Pereira, Célio Cruz, Jade Safirah, dos grupos Cordão do Marambaia, Johnny Jack Mesclado e Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA). A mostra ocorrerá no dia 29 de janeiro, às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. Cada artista irá apresentar uma canção selecionada pelo projeto.
Neste ano, o Canção da Mata ocorre no período de 27 a 31 de janeiro. Além da mostra de música, o projeto terá também oficinas de percussão e violão, workshow com o Conservatório de Música do Amazonas, workshop de bateria e o lançamento do livro Música Profissão de Risco: A Dialética de uma Visagem Estética no Reino da Clorofila, do professor e maestro Adelson Santos.
Em 2014, o Canção da Mata está na 7ª edição. O projeto tem o objetivo de mostrar a diversidade musical do Amazonas, buscando a sonoridade característica e o que melhor representa a tradição da cultura local.
De 27 a 31 de janeiro, de 15h as 17h, haverá a oficina de Percussão, com o músico Mário Jurandir Guimarães, conhecido como ‘Mariozinho’. De 29 a 31, haverá a oficina de Técnica e Interpretação Violinística, com o músico português Victor Castro. As inscrições para essas atividades podem ser feitas no Sesc Centro.
No dia 29, às 12h, haverá o workshow The Rock Blues e no dia 30, no mesmo horário, haverá o workshop de bateria, com o Conservatório de Música do Amazonas. No dia 31, ocorrerá o workshow de Samba, com o grupo Fino do Samba. Todas as atividades terão entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas no telefone (92) 2126-9587.
Sobre os artistas da Mostra de Música
Célio Cruz é cantor e compositor amazonense. Este ano, ele irá gravar CD “Uma só Palavra”, com canções próprias e de alguns parceiros e amigos compositores, com produção e arranjos de Paulo Calazans e Marco Bosco.
Antonio Pereira é compositor e cantor com três CDs gravados, "O Lago das 7 Ilhas", "Estrada de Barro" e "Lendas", este último gravado em 2000, com o apoio da Fundação Villa Lobos.
Elias Souza Farias é de Manacapuru e graduado em Música pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O cantor e compositor tem influência dos grupos Boca Livre, MPB4, Quarteto em Cy, Quinteto Violado, 14 Bis e Roupa Nova, entre outros.
Jade Safirah é cantora e compositora amazonense, filha do percussionista Tiê e da cantora, diretora de teatro e historiadora Taniouska Souza. A artista tem estilo musical mesclado de gêneros como Folk, musica romântica francesa, maracatu, MPB e outros.
João Aroma é do Rio de Janeiro e tem influências musicais que passam pela Bossa Nova, Jazz e as batidas Amazônicas como marabaixo, carimbó, entre outras.
Nicolas Jr. é cantor e compositor e tem 4 CDs gravados, o último, o ‘Divina Comédia Cabocla2’, foi gravado em 2009. O artista está trabalhando na gravação do próximo CD, o ‘Mãos’.
Rebecca Juliris Grana é amazonense e soprano da Orquestra Vozes da Ufam. Atualmente é uma das vocalistas de uma banda de baile da cidade.
A Orquestra de Beiradão do Amazonas foi formada em 2013 pelos músicos instrumentistas Ênio Prieto, Aécio Bezerra, Ítalo Jimenez, Agildo Barbosa, Tenório Pimental, Jandeilson dos Santos, Alexandre Oliveira, Aldenor Honorato, Sérvio Túlio, Airton Silva, Leonardo Pimentel e João Paulo Ribeiro.
A banda Johnny Jack Mesclado foi criada em 1999, e neste ano deve lançar o quarto CD intitulado “De Fone Pro Mundo”, além de fazer uma turnê pela Amazônia, que tem por objetivo comemorar os 15 anos ininterruptos da banda.
O Cordão do Marambaia foi criado com o objetivo de integrar algumas vertentes do Norte através da música, da poesia e dança. É formado pelos artistas Gonzaga Blantez, Salomão Rossy, Karine Aguiar, Felipe Romagna, Miquéias Pinheiro, Marcelo Figueiredo, Dheik Praia, Ygor Saunier e Júlio Sorriso.
Mostra de Música Canção da Mata 2014, do Sesc, reunirá artistas no Teatro Amazonas