Missão Comercial Multissetorial ao Amazonas

No próximo dia 1o de outubro, o Governo da República Argentina realizará uma Missão Comercial Multissetorial que contará com a participação de mais de 100 empresas na cidade Manaus, Estado do Amazonas. Esta é a iniciativa mais importante que a Argentina realiza no Amazonas desde 1910, ano em que o Consulado argentino em Manaus foi fechado e tem como antecedente imediato a visita que o presidente da Fecomércio Amazonas Dr. José Roberto Tadros,  fez ao país no início deste ano propondo estreitar o
vínculo entre a região da Amazônia e a República Argentina.

A Missão será chefiada pela Secretária de Comércio Exterior, Sra. Beatriz Paglieri, acompanhada pelo Embaixador argentino no Brasil, Sr. Luis María Kreckler, e conta como co-realizador com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (FECOMERCIO) e com os importantes apoios da Federação de Indústria do Estado do Amazonas (FIEAM), Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (SEBRAE).

Ambos os funcionários foram acompanhados por um importante grupo de empresários argentinos pertencente a diversos setores produtivos, que participaram de uma Rodada de Negócios no Hotel Tropical. Nessa Rodada, os empresários argentinos apresentaram seus produtos às empresas da Amazônia, com o objetivo de incrementar e diversificar regionalmente as exportações argentinas no Brasil, que se encontram atualmente concentradas na região sudeste do pais.

Nesse sentido, destaca-se que chegaram ao Estado do Amazonas, 7o Estado brasileiro em maior valor importador durante 2011, somente 0,18% das exportações argentinas ao Brasil, colocando o Amazonas na posição de vigésimo Estado brasileiro em valor de exportações argentinas recebidas.

Por outro lado, a Argentina é o primeiro destino das exportações industriais do Estado do Amazonas, dos US$ 914 milhões que o Estado exportou durante 2011, US$ 270 milhões tiveram como destino o mercado argentino.

A Missão Comercial aproximará os empresários argentinos dos compradores da Amazônia, a fim de aproveitar as grandes coincidências entre a pauta importadora do Estado do Amazonas e a oferta exportável argentina, fundamentalmente no setor de alimentos e demais bens de consumo massivo, assim como no setor de maquinário agrícola e construções.

O Embaixador argentino no Brasil, Sr. Luis María Kreckler, destacou que a iniciativa se enquadra dentro de uma estratégia maior, de diversificação dos destinos de exportação de produtos argentinos no mundo, ressaltando enormes oportunidades que o mercado do norte do Brasil representa para a Argentina, tradicionalmente pouco explorado, mas com um crescimento baseado nas últimas décadas que o converteram em um destino com excelentes perspectivas.

Adicionalmente, frisou a importância de que a Missão seja realizada em Manaus, centro econômico e de Distribuição regional de toda a região Norte brasileira, incluindo os Estados de Roraima, Rondônia, Acre, Pará e Amapá.

Os empresários Amazonenses que estiverem interessados em participar da Rodada de Negócios podem entrar em contato através do telefone 3234-5222, Ramal 229 a 231 ou pelo email negociosargentinaamazonia@fecomercio-am.org.br.

*Com informações da República Argentina