Mesa Brasil e Sepror se reúnem para debater projeto contra o desperdício de alimentos em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (10), por volta das 12h, representantes do Programa Mesa Brasil e o presidente da Federação do Comércio no Amazonas (Fecomércio AM), Aderson Frota, se reuniram com o secretário, Petrucio Pereira, da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) para debater maneiras de combater o desperdício de alimentos nas feiras de Manaus.

A reunião aconteceu no Banco de Alimentos Ubaldino Meirelles, localizado na unidade Sesc Balneário. O projeto de resgate dos alimentos nas feiras da capital será realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, ADS, Sepror e o Sindicato dos Feirantes.

Segundo o secretário da Sepror, cerca de 90 toneladas de alimentos são desperdiçadas por mês nas feiras de Manaus. “O Programa Mesa Brasil garante a segurança alimentar de muitas pessoas, pois existe um grande desperdício e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ideia é reduzir esse desperdício e garantir alimentos saudáveis para quem precisa. Não tinha parceiro melhor que o Sesc”, explicou.

Aderson Frota, presidente em exercício da Fecomércio AM afirma que a parceria vai gerar resultados positivos. “O projeto visa atender pessoas carentes que passam por necessidades realmente, isso de uma maneira muito séria e responsável, para que esse alimento seja entregue em bom estado para as pessoas que realmente necessitam”, comentou.

De acordo com a Gerente de Programas Sociais do Sesc AM, Andreza Litaiff, o Mesa Brasil já realiza a coleta dos alimentos em algumas feiras da cidade. “Em seis dias de coleta na Feira da Manaus Moderna, Feira da Banana e ADS da Ponta Negra, no período de 28 de fevereiro a 9 de março, foram coletados cerca de 1.812 kg de alimentos. Mas podemos aumentar esse alcance com essas novas parcerias”, disse.