O Luso Sporting Club recebeu os alunos do Senac AM para aula-show de pratos portugueses, na manhã desta sexta-feira (10). A atividade, realizada na sede da entidade, marca o início da parceria entre as instituições para formação de mão de obra para atuação na gastronomia lusitana.
A aula-show foi ministrada pelo chef português, João Almeida, que ensinou os participantes a fazerem o prato “Pataniscas de Bacalhau” e a sobremesa típica de Natal chamada de “Aletria”. Participaram da atividade os alunos dos cursos de garçom, cozinheiro, agente de viagem, organizador de eventos e do técnico em cozinha.
O presidente do Luso, Flávio Grillo, ressalta que a atividade marca o início de um novo momento para a comunidade portuguesa, pois a proposta pretende fortalecer a presença marcante da culinária lusitana no mercado local.
“Hoje é um grande marco do Luso, depois de 109 anos, é a primeira vez que temos uma instituição luso-brasileira falando e fazendo, ou melhor, qualificando uma mão de obra para o mercado. O Luso em 2022 estará de portas abertas para que possamos realmente qualificar mais pessoas para o mercado interno, que não tem”, destaca Grilo.
De acordo com o presidente, o Luso Sporting Club vai passar por adequações para receber a programação de cursos do Senac AM.
“Dentro do projeto existe várias qualificações. Nós vamos agora adequar o Luso à essa estrutura da gastronomia, por exemplo, forno, armário, mesa, também com a participação decisiva do Senac e de parceiros portugueses. Hoje estamos muito felizes em dar o pontapé inicial”, finaliza Flávio.