Insatisfação do turista nacional com o transporte público chega a 52,5%

Insatisfação do turista nacional com o transporte público chega a 52,5%

O índice de insatisfação do turista nacional com o transporte público foi de 52,5% no mês de setembro. A informação foi apontada na pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, do Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM). Outros fatores que contribuíam para a insatisfação do turista nacional foram os atrativos culturais (48,3%) e o asfaltamento (44,8%). No caso dos turistas estrangeiros, os níveis de insatisfação ficaram com o serviço de táxi (29,6%), segurança pública (27,8%), transporte público (25,6%) e informações turísticas (25,4%). A pesquisa foi realizada no mês de agosto, com aplicação no mês de setembro.

Já os maiores índices de satisfação do turista nacional ficaram com os atrativos naturais (100%), gastronomia (97,4%) e hospitalidade manauara (95,8%). Em relação ao turista estrangeiro se destacaram os atendimentos em geral (94,3%). Os principais motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus foi a prática de esportes/aventura, com 88,5%, e a fauna e flora, com 78,6% dos entrevistados.

A pesquisa apontou ainda que 76% dos turistas nacionais responderam que recomendariam Manaus como local de turismo. Já em relação aos turistas estrangeiros, apenas 46,6% recomendariam a cidade.

Quando indagados sobre quais as outras cidades do Amazonas que pretendiam visitar no Estado, Presidente Figueiredo foi a opção dos turistas nacionais e estrangeiros que visitaram Manaus, com 33,3% e 16,7%, respectivamente. A pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus tem o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor.       

Ocupação de Hotéis

Na avaliação dos gerentes e empresários ligados ao turismo na Cidade de Manaus, a pesquisa destacou que o nível de ocupação das unidades habitacionais no mês de agosto de 2013 comparado a julho de 2013 foi igual para 52,3% dos entrevistados, superior 24,6% e inferior para 23,1%.

Quanto aos gastos, a pesquisa revelou que o turista nacional pretende gastar em Manaus durante sua estadia, na faixa de R$ 2.401 a  R$ 3.000, com 37% do total de entrevistados. Já em relação ao turista estrangeiro, observou-se que a maioria (38,9%) pretende gastar acima de U$ 1.757.