O grau de insatisfação dos turistas nacionais com o transporte público atingiu 52,1% em outubro. Já para os turistas estrangeiros, o maior grau de insatisfação ficou com o serviço de taxi, com 20,2%. As informações são apontadas na pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM). A pesquisa foi realizada no mês de setembro, com aplicação no mês de outubro deste ano.
De acordo com o documento, outros fatores de insatisfação apontados por turistas brasileiros foram a limpeza pública (44,1%), asfaltamento (43,9%), diversão noturna (33,4%) e telecomunicações (31,7%). Os turistas estrangeiros apontaram estar insatisfeitos também com os serviços de telecomunicações (25,6%), transporte público (25,0%) e segurança (24,4%).
Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita Manaus, a pesquisa destaca que os itens com maior nível de satisfação foram atrativos naturais (98,9%), atrativos culturais (98,9%), hospitalidade manauara (95,8%) e hospedagem (95,5%). Em relação ao turista estrangeiro, foram destacados os atrativos culturais (92,1%), atrativo naturais/diversão noturna (92%) e atendimento geral (92%)
Em relação à organização da viagem, 59,6% dos turistas nacionais utilizaram serviços avulsos, seguido de 29,8% utilizando agências de viagem e 10,5% pacotes de viagem. Os principais motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus foi a prática de esportes e aventuras com 78,6%, seguidos de fauna e flora, com 72,5%. Já as praias (22,8%) e rios e cachoeiras (22,2%) foram as opções apontadas pelos turistas nacionais.
Além de Manaus, Presidente Figueiredo foi à opção dos turistas nacionais e estrangeiros, com 60,% e 33,3% da preferência, respectivamente. As agências de viagens foram os principais motivos que induziram os turistas estrangeiros a visitar Manaus, com 54,2% dos entrevistados. Já o motivo mais frequente apontado pelo turista nacional foi a indicação de amigos e parentes, com 38,6%.
Quando indagados se recomendariam Manaus como local de turismo, a maioria (76,9%) dos turistas nacionais respondeu que certamente recomendaria, já em relação aos turistas estrangeiros, observou-se que apenas 47,2% respondeu que certamente recomendaria.
Ocupação
A Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus apontou ainda que, na avaliação dos gerentes e empresários ligados ao turismo em Manaus, o nível de ocupação das unidades habitacionais no mês de setembro de 2013 comparado a agosto de 2013 foi igual para 48,1% dos entrevistados, superior 42,9% e inferior para 9,1%.
Insatisfação do turista com o transporte público chega a 52,1%, aponta pesquisa de Fecomércio