No período de 12 a 20 de agosto, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou levantamento sobre o desempenho do Comércio Varejista na cidade de Manaus. Os dados são referentes ao Dia dos Pais. O objetivo do estudo é apresentar o desempenho do setor em termos de contratação de funcionários, modalidades de pagamento utilizadas, aumento/queda nas vendas, porcentual das vendas on-line e as expectativas dos empresários.
A pesquisa foi realizada com 60 empresas.
Veja abaixo, os destaques da pesquisa:
Contratação de funcionários
Na pesquisa, os empresários foram indagados sobre a contratação de novos colaboradores, a maioria (54%) afirma não ter contratado, enquanto 46% efetuaram contratações no período de maio a julho de 2021.
Modalidades de Pagamento
Em relação à modalidade de pagamento, a mais utilizada pelos consumidores foi o cartão de crédito (70%), seguido do dinheiro ou débito (15%), crediário próprio (8%) e a transferência instantânea via PIX (7%).
Variação nas vendas
Se comparadas as vendas de 2021 às de 2019, 42% dos entrevistados relataram um aumento de até 5% enquanto 24% informaram queda nas vendas.
Participação das vendas on-line
Indagados sobre o crescimento das vendas on-line nesse Dia dos Pais, 50% dos empresários informaram que houve aumento nas vendas pelos canais digitais, desse total 27% relataram um aumento de até 5% se comparadas às vendas de 2019.
Cenário Econômico
Para 53% dos empresários entrevistados, o cenário econômico amazonense está um pouco melhor que o de 2019. Para 22% se assemelha e para 20% está um pouco pior.
Ao divulgar mensalmente o desempenho do setor, o Sistema Comércio AM acredita cumprir sua função que é, dentre outras, levar ao empresário, informações consistentes que permitam orientar investimentos, embasar reivindicações e orientar as políticas internas das empresas. As informações obtidas são particularmente importantes para as empresas do comércio varejista, pois servem como balizador para tomada de decisões de investimentos e planejamento de compras.
Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui.