A análise sobre a Gestão e Comercialização de Energia, os impactos ambientais causados pelas várias formas de se ter energia foram os temas abordados ontem, durante reunião de diretoria da Fecomércio presidida pelo Vice Presidente Dr. Aderson Santos da Frota. O professor Amilton Coelho, Mestre em Ciências – Universidade Federal de Santa Catarina foi convidado pelos diretores para falar sobre o assunto.
O professor Amilton apresentou informações sobre o mercado livre de energia que segundo ele se consolida como uma forma potencial de economia. “É um meio seguro e confiável de adquirir energia elétrica por um valor negociável.” Segundo ele indústrias, comércios, Shoppings, podem ter acesso ao mercado livre só vai depender da sua demanda contratada que necessita ser acima de 500kW. Lembrando que isso só será possível aqui na região norte depois da construção do Linhão.
O Linhão é a primeira linha de transmissão de energia entre Porto Velho (RO) e Araraquara (SP), que interligará as usinas de Jirau e Santo Antônio ao Sistema Interligado Nacional que entrará em operação em dezembro de 2012, com nove meses de atraso ante o prazo estabelecido pela Aneel.
Segundo Dr. Amilton, dentro de uma cadeia produtiva todos os insumos devem ser objeto de negociação, a energia elétrica como tal também devem assim ser tratada.