Foco do Rede Simples Digital é desburocratizar, diz Jucea em evento na Fecomércio AM

O auditório da Fecomércio Amazonas recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), mais uma etapa do ciclo de palestras da Junta Comercial do Amazonas (Jucea) sobre o projeto Rede Simples Digital. O evento foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Amazonas (Sescon AM).

O projeto em questão torna a Jucea AM totalmente digital, modernizando os atendimentos e serviços da instituição. Segundo o diretor administrativo e financeiro da Junta, Caio Augustus, além de promover a integração com outras instituições, como a Receita Federal, Sefaz e Prefeituras, o Rede Simples Digital tem seu foco na desburocratização.

“Não é só a questão da integração, mas também focamos nessa questão de menos burocracia, menos procedimentos burocráticos. Muitas vezes, a carga burocrática era tão grande que fazia com que o cidadão empreendedor desistisse do registro da empresa e continuasse na informalidade. Hoje, o cenário é outro”, disse Augustus.

O Rede Simples Digital passou a vigorar a partir do dia 15 deste mês. Assim, todas as informações e documentação para abertura, alteração, baixa e regularização das empresas passaram a ser disponibilizadas de forma digital, no site www.jucea.am.gov.br.

O diretor da Jucea destaca a importância de eventos como o realizado na Fecomércio para que as pessoas compreendam o novo sistema, que é totalmente digital.

“A partir desse momento não se entra processos novos com papel, tudo é virtualizado, o contrato social, requerimento, imagens de documentos, tudo com assinatura digital. Diminui os impactos e melhora a questão do trânsito, não precisa se descolar até a sede Junta. O impacto é muito grande e para evitar erros, damos essas palestras”, conta.