Fecomércio oferece cursos profissionalizantes para jovens aprendizes

Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio) está oferecendo 48 vagas do projeto Jovem Aprendiz para cursos profissionalizantes como “Aprendizagem em Auxiliar Administrativo” e “Serviços Administrativos com ênfase em Logística”, direcionados a jovens aprendizes de 18 a 24 anos, que já estejam trabalhando.

As aulas serão ministradas nos turnos da manhã e da tarde, e serão realizadas no endereço da Federação, que fica localizada na rua São Luis 555, bairro: Adrianópolis. Já as empresas interessadas nos cursos devem matricular seus jovens aprendizes, pagando uma pequena taxa administrativa, que será cobrada também mensalmente, até terminarem as aulas. Para maiores informações, entre em contato com a instituição no telefone: 3131-5250.

Vale lembrar que o programa Jovem Aprendiz é assegurado pela Lei nº 9.841 de 1997, na qual diz que qualquer empresa que tenha pelo menos sete funcionários e que não faça parte do “SIMPLES” (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições) é obrigada a contratar e qualificar seus jovens aprendizes, conforme o percentual estipulado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).Por isso, se houver fiscalização trabalhista, a empresa poderá ser multada, se não estiver qualificando seu jovem aprendiz também com a formação teórica devida.

De acordo com a CLT, a cota de aprendizes é fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem tal formação técnico-profissional, que é desenvolvida sob a orientação e responsabilidade de entidades habilitadas, como a Fecomércio.